Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34416
Type
TCCCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO E DA ABORDAGEM DO TEMA IMUNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E O POSSÍVEL IMPACTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE IMUNOLOGIA NOS CURSOS DE ENSINO SUPERIOR
Conteúdos do livro didático
Educação
Ensino Fundamental e Médio
Educação Superior
Materiais de Ensino
Fonseca, Romário Duarte | Date Issued:
2018
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Imunologia é uma ciência interdisciplinar com impacto em quase todas as áreas do conhecimento biomédico, sendo fundamental para a formação de diferentes profissionais da área da saúde. Além da formação do docente, do modelo de ensino adotado pelo docente e das estratégias de ensino utilizadas, vários outros fatores podem interferir no processo de ensino-aprendizagem de Imunologia. Alguns fatores são relacionados a aspectos estruturais da instituição de ensino superior ou do curso de graduação, e outros estão relacionados com a formação prévia do aluno. Sobre a influência da formação prévia do aluno, podemos destacar: a dificuldade de abstração dos alunos; o caráter interdisciplinar da Imunologia; o conhecimento deficitário dos discentes em conceitos de Biologia Celular, Anatomia, Histologia, Biofísica, Genética e Bioquímica; o ineditismo para os alunos de boa parte dos conceitos de Imunologia; ou a abordagem superficial, fragmentada e muitas vezes equivocada dos conceitos de Imunologia nos materiais didáticos utilizados no Ensino Médio. Como no contexto brasileiro o livro didático exerce um papel fundamental no processo educacional, o presente estudo pretende discutir a contribuição do conteúdo e abordagem do tema Imunologia nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio na formação prévia do aluno e a sua influência no processo de ensino/aprendizagem dos conceitos de Imunologia nos cursos de ensino superior na área de ciências da vida Após realizar uma amostragem por conveniência, uma vez que não foi possível o acesso à todos os livros, foram analisados 5 livros de um total de 9 livros didáticos de Biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012 e de 2015. Foi realizada a leitura direta dos textos dos livros e optou-se por descrever em detalhes o conteúdo do tema Imunologia de cada um dos 5 livros didáticos selecionados e inserir durante a descrição do conteúdo de cada livro, as análises dos seguintes parâmetros: como ocorre a organização dos assuntos nos capítulos, o direcionamento da abordagem dos conceitos de Imunologia, a presença de conceitos equivocados, a presença de figuras ilustrativas e as estratégias de avaliação do ensino/aprendizagem propostas. Como resultado da análise dos livros, foi identificada uma abordagem predominantemente de ataque e defesa (bélica) em todos eles, não foi observada uma inter-relação entre o sistema imune e os outros sistemas do organismo e foram identificados importantes erros conceituais que podem gerar dificuldades no processo de ensino-aprendizagem nesta fase de formação. Como conclusão, sinalizamos a importância de uma revisão da 5 abordagem e correção dos conceitos equivocados apresentados nos livros didáticos de Biologia utilizados no Ensino Médio e destacamos a importância da realização do levantamento das concepções prévias dos alunos acerca do tema Imunologia quando os mesmos ingressam para cursar a disciplina Imunologia no ensino superior para que ocorra um diagnóstico acerca dos conceitos previamente adquiridos e a partir deste levantamento, inserir, por exemplo, uma aula introdutória para corrigir os conceitos prévios equivocados que podem interferir no entendimento dos conceitos de Imunologia por universitários de cursos na área de ciências da vida.
Keywords in Portuguese
ImunologiaConteúdos do livro didático
Educação
Ensino Fundamental e Médio
Educação Superior
Materiais de Ensino
Share