Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34538
AS LEISHMANIOSES EM ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO DE DIVINÓPOLIS: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE O TEMA
França, Viviane Helena | Date Issued:
2011
Alternative title
The Leishmaniasis in primary schools Divinópolis: analysis of textbooks of biology and science and social representations of teachers on the topicAuthor
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa Rene Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
As Leishmanioses são doenças de grande prevalência mundial. O Brasil está entre os países nos quais ocorre o maior número de casos. O desconhecimento da população brasileira e dos profissionais de saúde e educação associado à ausência de políticas públicas propiciam a expansão destas doenças. A abordagem do conteúdo das Leishmanioses no contexto escolar por professores do ensino básico junto aos alunos e comunidade pode contribuir para a divulgação de ações profiláticas. Com o objetivo de
prevenir as Leishmanioses na comunidade escolar de Divinópolis, região endêmica para as doenças com presença de alta taxa de flebotomíneos e cães infectados por Leishmania sp., foi realizada análise de 16 livros didáticos de ciências e biologia avaliados e indicados respectivamente pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNDL-2008) e Programa Nacional do Livro do Ensino Médio (PNLEM-2009). Tais livros foram adotados em escolas públicas brasileiras no período de 2008 a 2011. Os critérios de análise dos livros didáticos reportaram ao compromisso social, relação entre
saúde e ambiente, qualidade científica, correção dos conceitos e ilustrações. Também foram investigadas as representações sociais, conhecimentos e práticas de educação em saúde realizadas por 10 professores que lecionam essas disciplinas em escolas do ensino básico desse município, em relação às Leishmanioses: Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) e Leishmaniose Visceral (LV). Os docentes foram entrevistados utilizando como marco referencial a Teoria das Representações Sociais, sendo os dados categorizados e trabalhados empregando-se a análise de conteúdo. Os resultados indicaram que 7 livros didáticos de ciências e 9 de biologia continham, respectivamente, 25,7% e 32,2% de informações erradas e 64,3% e 53,3% de informações incompletas. Os erros mais frequentes nos livros foram associar as Leishmanioses e a LTA a Leishmania braziliensis e referir-se ao vetor como “mosquito”. Na investigação de representações sociais dos professores observou-se concepções incorretas sobre
conceitos básicos das doenças, destacando a associação do vetor denominado “mosquito” com água parada, do cão com tratamento e vacinação. A investigação de práticas de educação em saúde entre os professores demonstrou que esses atribuem pouca importância às Leishmanioses, abordam o conteúdo junto aos alunos superficialmente e consideram-se despreparados para lecionarem-no; embora tenham
apontado na região várias situações de risco para as enfermidades e a inexistência de políticas públicas. Conclui-se que os conceitos errôneos descritos nos livros didáticos podem estar relacionados às concepções incorretas apresentadas pelos professores. Contribui para esse fato e dificulta a prevenção das doenças no contexto escolar de Divinópolis, a precariedade da rede pública e privada de ensino básico no que se refere
às práticas de educação em saúde. Esses dados apontam para a necessidade de serem implementadas políticas públicas de educação em saúde sobre a LTA e LV no âmbito escolar para evitar a divulgação de informações equivocadas junto à comunidade.
Abstract
Leishmaniasis are diseases of great worldly prevalence. Brazil is among the countries in which the greatest numbers of cases occur. The Brazilian population’s among with health and education professionals’ lack of knowledge associated to the absence of public policies favor the growth of the diseases. Primary and secondary school teacher’s approach towards the content related to Leishmaniasis in classrooms and among the community can contribute to the divulgation of profilatic measures. In order to prevent
Leishmaniasis in the school community in Divinópolis, endemic region for the diseases with high rate of Phlebotomine sand flies and dogs infected by Leishmania sp., the following actions were executed: 16 science and biology textbooks evaluated and indicated by Brazilian’s National Textbook Program (PNDL/2008) and Nacional Secondary School’s Textbook Program (PNLEM/2009) and used in Brazilian public schools from 2008 to 2011 were analyzed; the social representations and knowledge of American Tegumentary Leishmaniasis (LTA) and Visceral Leishmaniasis (LV) and the
educational work in health related to these diseases that is performed by 10 primary and secondary science and biology teachers from this city were investigated. The criteria of analysis applied to the textbooks were related to social commitment, the relation between health and environment, scientific quality, concepts correction and illustrations; the teachers were interviewed using the Theory of Social Representations as theoretical basis and the data was categorized and evaluated using the analysis of content. The results verified that 7 science textbooks and 9 biology textbooks presented, respectively, 25,7% and 32,2% of wrong information; 64,3% and 53,3% of incomplete information. The most frequent mistakes in the books were the association of Leishmaniasis and LTA to Leishmania braziliensis and the referral to the vector as “mosquito”. Incorrect conceptions about the disease’s basic concepts were observed in the investigation of the teachers’ social representations, such as the association of the vector called “mosquito” with still water, the association of the dog with treatment and
vaccination. The investigation of health education work among teachers showed that they give little importance to Leishmaniasis, talk about the content superficially with the students and consider themselves unprepared to teach it; though pointing several risk situations relating to the illnesses and the inexistence of public policies. It is concluded that the wrong concepts described in the textbooks may be related to the incorrect conceptions presented by the teachers. It contributes to this fact and makes the prevention of the diseases in the schools of Divinópolis difficult the lack of resources in health education at public and private primary and secondary schools. This data points to the need of public policies concerning health education about LTA and LV in schools to prevent the disclosure of wrong information to the community and to contribute with the control and prevention of the illness in the city.
Share