Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34552
Title: Avaliação de confiabilidade do Repositório Institucional Arca
Authors: Lanzellote, Michelle Frazão
Nascimento, Andréa Gonçalves do
Queiroz, Claudete Fernandes de
Ribeiro, Cláudio José Silva
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Fármacos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação. Seção de Informação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação. Seção de Informação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O trabalho discorre sobre um estudo realizado no Arca – Repositório Institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a verificação de requisitos de confiabilidade do RI em questão, com base nas recomendações para repositórios digitais confiáveis. Utilizou-se o modelo de referência Open Archival Information System (OAIS) e os padrões de certificação TRAC, ISO 16363:2012 e CONARQ como base para a elaboração de um checklist, onde foram avaliados 27 critérios em três categorias: Infraestrutura organizacional, Gestão de objetos digitais e Infraestrutura tecnológica e de segurança, por meio da atribuição de uma escala de atendimento para cada critério. Como resultado do diagnóstico de confiabilidade, o RI Arca atende a 63% dos critérios de Infraestrutura organizacional, 27% dos critérios de Gestão de objetos digitais e 50% da categoria de Infraestrutura tecnológica e de segurança. Espera-se que esse estudo contribua para a implementação de melhorias no repositório Arca nos quesitos com baixo grau de avaliação, bem como o estabelecimento de padrões para quesitos implementados, porém não documentados. Espera-se ainda, que o diagnóstico realizado no RI Arca incentive outras instituições a iniciarem a autoavaliação de seus repositórios institucionais, visando uma futura auditoria e certificação.
keywords: Preservação digital
Repositórios digitais confiáveis
Certificação
Repositório Institucional Arca
DeCS: Confiabilidade dos Dados
Acesso à Informação
Issue Date: 2019
Publisher: BIREDIAL-ISTEC
Related document: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35426
Citation: LANZELLOTE, Michelle Frazão et al. Avaliação de confiabilidade do Repositório Institucional Arca. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE BIBLIOTECAS E REPOSITÓRIOS DIGITAIS DA AMÉRICA LATINA, 9., 2019, São Paulo. Anais... São Paulo: BIREDIAL-ISTEC, 2019. 11 p.
Copyright: open access
Appears in Collections:Farmanguinhos - Trabalhos Apresentados em Eventos
ICICT - Trabalhos Apresentados em Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
va_Lancellote_Michelle_etal_Biredial Arca 2019.pdf722.78 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.