Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3474
Title: O feminino e sua pertença, o materno uma leitura, alguns olhares na atualidade
Advisor: Gomes, Romeu
Authors: Silva, Lucíola de Castro Domingues da
Coadvisor: Braz, Marlene
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: Esta dissertaçäo caracteriza-se por uma leitura que tem como proposta alcancar uma visäo de concepçöes e questöes concernentes a mulher do mundo ocidental urbano, na atualidade (isto é, a segunda metade do século XX), pontuando ou ressaltando aspectos referentes ao feminino e sua pertença, o materno - seu objeto de estudo. Trabalhando com c=determinados pressupostos teóricos, busca identificar importantes fatores subjacentes, de longa existência, bem como suas repercussöes, na questäo feminina, sob angulos significativos. Em termos metodológicos, a investigaçäo é pautada, segundo uma abordagem qualitativa, no desenho da pesquisa bibliográfica, elegendo como fontes obras de autores, em grande parte da atualidade (ou de pensamento considerado atual), na área da mulher (com marcaçöes no contexto do feminino e do materno). A partir desta perspectiva, configuram-se recortes no conjunto das fontes consultadas, pertencentes a campos que se vem dedicando a esta área, como os da Psicanálise, Psicologia, História, Antropologia Social, Estudos de Genero e uma franja do campo médico-social e sociologia médica. Como resultante do trabalho desenvolvido quanto as concepçöes e questöes concernentes a mulher (marcando o contexto do feminino e do materno), o estudo pode chegar ao objetivo de alcançar uma visäo sobre elas, situando como se apresentam na atualidade e como tem estado sempre articuladas aos fatores histórico-sociais, subjacentes ao percurso feminino. O estudo pode também constatar que esta articulaçäo tem tido repercussöes, na atualidade, tanto favoráveis (quanto a circunstâncias mais flexíveis), quanto complexas (relativas a dificuldades e tensöes), que incidem sobre a identidade feminina, a condiçäo materna e a saúde feminino-materna. (AU)
Keywords: Femininity/Maternity Ideas
Women - Contemporarily
Femininity/Maternity - Health
keywords: Concepções Feminino/Materno
Mulher - Atualidade
Feminino/Materno - Saúde
DeCS: Feminismo
Direitos da Mulher
Bem-Estar Materno
Psicanálise
Issue Date: 1998
Publisher: Instituto Fernandes Figueira
Citation: SILVA, Lucíola de Castro Domingues da. O feminino e sua pertença, o materno uma leitura, alguns olhares na atualidade. 1998. 177 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro,1998.
Date of defense: 1998-03
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Departamento de Ensino
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher
Copyright: restricted access
Appears in Collections:IFF - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIOLA DE CASTRA D.DA SILVA.pdf14.84 MBAdobe PDFThumbnail
    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.