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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34778
ANÁLISE DO CONTEÚDO IMUNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL APROVADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO
Lopes, Alan de Aguiar | Date Issued:
2014
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O livro didático é um instrumento que auxilia na prática pedagógica dos professores e é a fonte de conhecimento para os alunos. O sistema imune é um conteúdo complexo, importante e estritamente relacionado à Saúde. Entretanto, para que as informações sobre Imunologia estejam ao alcance dos estudantes e professores do Ensino Fundamental, é necessário que as obras didáticas estejam adequadas na estrutura didática e nos conteúdos em que esses trabalham. O objetivo deste estudo é avaliar o conteúdo de Imunologia nos livros didáticos de Ciências de oitavo ano do Ensino Fundamental. O processo metodológico realizado consistiu na análise de seis livros de Ciências do oitavo ano do Ensino Fundamental das seis coleções mais escolhidas no PNLD 2014. Essa análise foi constituída em duas etapas: uma avaliação geral, investigando a estrutura, conteúdo, linguagem e ilustrações e uma específica, envolvendo a análise de conteúdo de enunciados coletados nas obras. Os resultados obtidos mostraram que os livros apresentam os conteúdos de Imunologia localizados em diferentes capítulos e abordados a favorecer somente a absorção de conteúdos. A linguagem utilizada nos livros é voltada à compreensão, sem tendências e preconceitos. Os conteúdos trabalham a parte anatofisiológica dos componentes do sistema imunitário e de Saúde e as imagens são aptas para a função didático-pedagógica. A partir dos resultados, pode-se observar que os livros de Ciências analisados apresentam certos acertos, limitações e direcionamento para aprendizagem dos conceitos de Imunologia. Porém, esses manuais escolares apresentam pouca conexão com o cotidiano do estudante, assim prejudicando o processo de aprendizagem dos alunos e o trabalho pedagógico do professor Logo, verifica-se a necessidade de medidas que auxiliem na melhoria da qualidade dos livros didáticos antes de sua publicação através, por exemplo, do apoio de consultores especializados que auxiliem na confecção das obras didáticas e reformulação do modelo de livro didático preconizado para o ensino público.
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