Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34780
Title: O desafio da educação permanente e/ ou continuada na qualificação do profissional de enfermagem - uma revisão bibliográfica
Advisor: Trajano, Valéria da Silva
Batista, Marcelo Meuser
Authors: Oliveira, Marisa Augusta de
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O campo de saúde no Brasil tem passado por várias mudanças que envolvem interrelações de poder entre os sujeitos envolvidos, acarretando mudanças de conceitos e gerando a quebra de vários paradigmas. Dentro desse campo, o setor da enfermagem desempenha um papel fundamental, promovendo a realização de procedimentos médicos, ações assistenciais, educacionais, planejamentos, além de coordenação e supervisão, visando promover a saúde, prevenir a doença, recuperar e reabilitar o doente. Nessas perspectivas, aumenta a necessidade de se preparar esses profissionais para essas mudanças e outras que virão no decorrer do trabalho. Na realidade, o profissional de enfermagem, em sua prática, está em constante processo educativo, porém, para que ele se elucide desta necessidade, é preciso haver no desenvolvimento de suas ações a reflexão crítica, a curiosidade, a criatividade e a investigação. Contudo, a Educação permanente e a Educação continuada não têm se mostrado muito efetivas no campo da enfermagem, por apresentarem problemas operacionais tanto por parte da instituição como desses profissionais de saúde. O presente estudo teve como objetivos a categorização dos artigos dentro das diferentes áreas da enfermagem, a fim de verificar a maior incidência dos mesmos, análise e discussão baseadas nos problemas e benefícios desses modelos de educação no campo da enfermagem, visando contribuir para a melhoria da Educação continuada e/ ou permanente nesse campo Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, por levantamento dos artigos científicos publicados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo utilizadas as bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Indice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud (IBECS), MEDLINE e Biblioteca Cochrane. A educação tem sido considerada um instrumento de mudanças e transformações na sociedade atual. Na saúde, o processo de aquisição de conhecimentos transforma e influencia na organização do trabalho. Devemos ampliar a discussão em torno da educação permanente em saúde, por entender que está inserida na política de fortalecimento do SUS e na transformação das práticas em saúde, onde o processo de trabalho é coletivo, e não compreende exclusivamente um saber individual para responder às necessidades de saúde da população.
keywords: Educação Continuada em Enfermagem
Educação Continuada
Enfermagem
Bibliometria
Issue Date: 2012
Citation: OLIVEIRA, Marisa Augusta de. O desafio da educação permanente e/ ou continuada na qualificação do profissional de enfermagem - uma revisão bibliográfica. 2012. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino em Biociências e Saúde)-Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2012.
Date of defense: 2012
Place of defense: Rio de Janeiro
Department: Instituto Oswaldo Cruz
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:IOC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marisa_oliveira_ioc_espec_2012.pdf494.4 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.