Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34781
Title: Bioatividade de diferentes extratos de frutos verdes de Clusia lanceolata C. e de folhas de Clusia paralicola G. no desenvolvimento pós-embrionário de Musca domestica (Linnaeus, 1758) em condições de laboratório
Advisor: Queiroz, Margareth Maria de Carvalho
Authors: Ferreira, Vítor dos Santos Baía
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Musca domestica é um díptero que apresenta uma séria ameaça à saúde pública e ambiental. Essa espécie transmite diversos patógenos, é causadora de miíases em humanos e animais além de causarem prejuízos econômicos. Uma alternativa a ser utilizada no controle populacional desses insetos seriam extratos de plantas, que são menos agressivos ao ambiente do que os inseticidas químicos e os extratos de plantas da família Clusiaceae apresentam uma considerável atividade biológica para serem considerados como substâncias com potencial inseticida. Clusia paralicola e Clusia lanceolata tiveram diversos compostos químicos bioativos identificados em seus extratos, que foram testados para análise de seus efeitos sobre o desenvolvimento pós-embrionário de M. domestica. O extrato em acetato de etila de frutos de C. paralicola (FCPAE) e o extrato metanólico de folhas de C. lanceolata (FCLM) reduziram consideravelmente a duração dos estágios larvais de desenvolvimento de M. domestica para 4,9 e 4,8 dias, respectivamente em comparação aos controles puro e DMSO, que tiveram duração de 5,6 e 5,5 dias, respectivamente. Nenhum extrato demonstrou ação inibidora de alimentação ou alterou significativamente a razão sexual. As concentrações mais elevadas de FCPAE e FCLM foram as que obtiveram a maior mortalidade corrigida, de 61,4 e 58%, respectivamente, caracterizando a ação inseticida desses compostos como satisfatória.
keywords: Controle Biológico de Vetores
Inseticidas
Moscas Domésticas
Extratos Vegetais
Issue Date: 2015
Citation: FERREIRA, Vítor dos Santos Baía. Bioatividade de diferentes extratos de frutos verdes de Clusia lanceolata C. e de folhas de Clusia paralicola G. no desenvolvimento pós-embrionário de Musca domestica (Linnaeus, 1758) em condições de laboratório. 2015. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Entomologia Médica)-Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2015.
Date of defense: 2015
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Instituto Oswaldo Cruz
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz
Program: Programa de Pós-Graduação em Entomologia Médica
Copyright: open access
Appears in Collections:IOC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vitor_ferreira_ioc_espec_2015.pdf999.72 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.