Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34784
Title: Bioatividade de Eugenia copacabanensis Kiaersk (Myrtaceae) sobre o Desenvolvimento Pós-embrionário de Chrysomya putoria (Wiedemann, 1818) (Diptera: Calliphoridae), em Condições de Laboratório
Advisor: Queiroz, Margareth Maria de Carvalho
Mendonça, Paloma Martins
Authors: Cortinhas, Lucas Barbosa
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O gênero Chrysomya (Diptera: Calliphoridae) apresenta um grande valor econômico para a saúde pública e a medicina veterinária, pois são transmissores mecânicos de diversos patógenos e causadores de miíases. Inseticidas sintéticos (organoclorados, organofosforados, carbamatos) são tóxicos para os vertebrados, apresentam um amplo espectro de ação e causam sérios danos ao ambiente e a insetos não-alvo. Visando minimizar o dano causado no ambiente, um método mais seletivo e menos persistente utilizando compostos naturais tem ressurgido. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo avaliar a atividade do extrato metanólico dos galhos e da fração em butanol do extrato metanólico dos galhos de Eugenia copacabanensis (Myrtaceae) sobre o desenvolvimento pós-embrionário de Chrysomya putoria. O extrato e a fração foram cedidos pelo Laboratório de Química em Produtos Naturais (UFRRJ) e foram testados nas concentrações de 0,05, 0,25, 0,5, 0,75 e 1mg/mL além de um grupo controle puro e outro com solvente (DMSO). Ambos os tratamentos (extrato metanólico e fração em butanol) apresentaram influência sobre o peso das larvas maduras, entretanto diferiram quanto a duração dos períodos de desenvolvimento, onde o EMG apresentou redução de dias e a EMG-B um aumento. Em relação à mortalidade do período de neolarva a adulto, as concentrações 0,25 e 0,75mg/mL do EMG foram as que apresentaram melhor resultado, apresentando um percentual de 43,1%. Esses resultados demonstram que tanto o extrato metanólico quanto a fração do extrato apresentam capacidade de alterar o desenvolvimento da espécie.
keywords: Dípteros
Controle Biológico de Vetores
Simuliidae
Inseticidas
Issue Date: 2014
Citation: CORTINHAS, Lucas Barbosa. Bioatividade de Eugenia copacabanensis Kiaersk (Myrtaceae) sobre o Desenvolvimento Pós-embrionário de Chrysomya putoria (Wiedemann, 1818) (Diptera: Calliphoridae), em Condições de Laboratório. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Entomologia Médica)-Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2014.
Date of defense: 2014
Place of defense: Rio de Janeiro
Department: Instituto Oswaldo Cruz
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz
Program: Programa de Pós-Graduação em Entomologia Médica
Copyright: open access
Appears in Collections:IOC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lucas_cortinhas_ioc_espec_2014.pdf728.15 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.