Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34807
Title: Descrição de duas espécies inéditas de Geckobia Mégnin, 1878 (Acari: Trombidiformes: Pterygosomatidae) em Phyllodactylus gerrhopygus (Wiegmann, 1834) (Reptilia: Sauria: Phyllodactylidae), na região subtropical Transandina, Peru
Advisor: Giupponi, Alessandro Ponce de Leão
Gazêta, Gilberto Salles
Authors: Machado, Ingrid Benevides
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Os ácaros do gênero Geckobia infestam lagartos da África, Ásia, Oceania e Américas. Estes ácaros são comumente encontrados em lagartos, podendo interferir negativamente na sobrevivência do hospedeiro em períodos de oscilação reprodutiva de parasitos. Elevadas taxas de parasitismo podem comprometer a saúde do hospedeiro e consequentemente reduzir o número de espécimes saudáveis entre estes. A descrição de espécies inéditas que parasitam um determinado hospedeiro torna-se mais complexa e ampla, pois pode agrupar outras interações ainda desconhecidas, como patógeno e vetor/ vetor e reservatório. Neste contexto, este estudo objetiva descrever duas espécies novas do gênero Geckobia. Os espécimes foram coletados na cidade de Arequipa, Cerro Verde, em região subtropical dos Andes na vertente do Pacífico, Peru. Foi elaborada chave dicotômica para espécies do gênero Geckobia com distribuição no Continente Americano, mapa marcando a ocorrência das espécies do gênero na América do Sul e check list atualizado com a distribuição das espécies por todas as ecozonas terrestres e seus respectivos hospedeiros. Este estudo oferece base de dados atualizada e subsídios para demais trabalhos realizados com o gênero Geckobia.
keywords: Ácaros
Doenças Parasitárias
Lagartos
Coleta de Dados
Base de Dados
Issue Date: 2016
Citation: MACHADO, Ingrid Benevides. Descrição de duas espécies inéditas de Geckobia Mégnin, 1878 (Acari: Trombidiformes: Pterygosomatidae) em Phyllodactylus gerrhopygus (Wiegmann, 1834) (Reptilia: Sauria: Phyllodactylidae), na região subtropical Transandina, Peru. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Entomologia Médica)-Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2016.
Date of defense: 2016
Place of defense: Rio de Janeiro
Department: Instituto Oswaldo Cruz
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz
Program: Programa de Pós-Graduação em Entomologia Médica
Copyright: open access
Appears in Collections:IOC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ingrid__machado_ioc_espec_2016.pdf4.86 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.