Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34809
Title: Biologia de Fannia pusio (Wiedemann, 1830) (Diptera: Fanniidae) em diferentes temperaturas e potencial aplicação na entomologia médica e forense
Advisor: Queiroz, Margareth Maria de Carvalho
Authors: Pessanha, Renata Rocha
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: As moscas estão associadas ao homem desde as civilizações mais antigas, sejam como amuletos, pragas e/ou deuses. Estas, assim como outros artrópodes podem estar associadas a questões legais e seu estudo é aplicado através da Entomologia Forense. Esta ciência possui cinco categorias distintas: urbana, de produtos estocados, toxicológica, ambiental e a médico-legal, que atrai o maior interesse atualmente, por mostrar-se muito útil para a estimativa do intervalo pós-morte (IPM), quando os métodos da patologia clássica são insuficientes, através do estudo da taxa de desenvolvimento dos artrópodes necrófagos que são influenciados por mudanças climáticas como temperatura e umidade. Além disso, possuem importância sanitária pela sua associação com os detritos do homem, sendo também vetores de microrganismos patogênicos. Dentre estas se encontra Fannia pusio, importante em ambas as áreas, pois além de compor a fauna cadavérica é um dos vetores de Dermatobia hominis, causadora de uma miíase furunculosa que traz consequências econômicas para o gado e derivados. Devido às variações de temperatura, características dos diversos biomas brasileiros, faz-se necessário um estudo sobre a influência direta deste parâmetro no desenvolvimento do inseto Este trabalho teve como objetivo conhecer o desenvolvimento pós-embrionário de F. pusio em diferentes temperaturas (25, 30 e 35±1ºC) que são recorrentes durante o inverno e o verão do Rio de Janeiro. Nas duas primeiras (25 e 30°C) o tempo de desenvolvimento foi inversamente proporcional à temperatura. A 25ºC a viabilidade não mostrou bons resultados para os estágios de larva e adultos. À 30°C foi possível fazer uma análise do potencial biótico de F. pusio, e ambas temperaturas obtiveram viabilidade de 100% em pupa. Além disso, foi observado que a fecundidade deste inseto sofre influência não somente da temperatura, mas também da quantidade de indivíduos presentes, visto que, à medida que havia um decréscimo do número de fêmeas, ocorria um aumento no número de ovos postos individualmente. Um fato interessante observado foi à impossibilidade do desenvolvimento de F. pusio a 35°C, sendo este provavelmente seu limiar máximo de desenvolvimento.
keywords: Dípteros
Entomologia
Ciências Forenses
Biologia
Temperatura Ambiente
Muscidae
Issue Date: 2015
Citation: PESSANHA, Renata Rocha. Biologia de Fannia pusio (Wiedemann, 1830) (Diptera: Fanniidae) em diferentes temperaturas e potencial aplicação na entomologia médica e forense. 2015. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Entomologia Médica)-Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2015.
Date of defense: 2015
Place of defense: Rio de Janeiro
Department: Instituto Oswaldo Cruz
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz
Program: Programa de Pós-Graduação em Entomologia Médica
Copyright: open access
Appears in Collections:IOC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
renata_pessanha_ioc_espec_2015.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.