Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34817
Title: As motivações e interesses dos trabalhadores voluntários do Grupo Hospitalar Conceição
Advisor: Klug, Daniel
Authors: Villa, Debora de
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O debate sobre trabalho voluntário é complexo, pois é muito utilizado pelo senso comum. Ao longo das duas últimas décadas ganhou maior visibilidade a partir de uma série de ações do governo incentivando esta ação e com o crescimento das organizações não governamentais. Paralelamente a este intenso crescimento da importância do mesmo na sociedade, aconteceram mudanças das concepções e práticas do voluntariado, sendo que nos deparamos com a escassa preocupação das instituições em conhecer esta atividade. Por isso, os objetivos da pesquisa foram buscar responder aos seguintes questionamentos: Como as pessoas se envolvem no trabalho voluntário no Grupo Hospitalar Conceição? Qual o sentido atribuído pelos indivíduos a este envolvimento? Como estes sentidos se relacionam com as trajetórias de vida dos indivíduos? De onde vem? O que os motivam a estarem nesta instituição? O que também os fazem desistir? Enfim, buscamos uma maneira de conhecermos esses indivíduos Para tanto, analisamos os distintos e, por vezes, divergentes sentidos desta atividade social para aqueles que a executam, buscando compreender os sentidos que os voluntários atribuem ao seu engajamento e como isto leva a diferentes formas de \201Cser voluntário\201D. De acordo com a problemática apresentada esta pesquisa será do tipo qualitativa. A coleta de dados se dará no Hospital Nossa Senhora da Conceição do Grupo Hospitalar Conceição. Os procedimentos metodológicos adotados serão: entrevista gravada semi-estruturada e análise temática de conteúdo. Esta pesquisa busca conhecer quem são estes voluntários e mostrar uma diversidade de atuações, que pode ser, pelo menos em parte, compreendida a partir da análise de como o voluntariado se insere nas trajetórias individuais na área da saúde.
keywords: Trabalhadores Voluntários de Hospital
Pesquisa Qualitativa
Issue Date: 2013
Citation: VILLA, Debora de. As motivações e interesses dos trabalhadores voluntários do Grupo Hospitalar Conceição. 2013. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em informação científica e tecnológica em saúde)-Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Porto Alegre, 2013.
Date of defense: 2013
Place of defense: Porto Alegre
Department: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz
Program: Programa de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - Trabalhos de Conclusão de Curso - Especialização ICTS - RS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
debora_villa_icict_espec_2013.pdf354.95 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.