Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34821
Title: Capacitação para o atendimento de informações sobre o funcionamento e a utilização dos serviços online de uma instituição pública
Advisor: Merlo, Izabel Alves
Authors: Teofano, Romilda Aparecida
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Este projeto procura identificar os funcionários e bolistas que colaboram com o SABi (Sistema de Automação de Bibliotecas) da UFRGS e suas dificuldades no atendimento aos usuários para estruturar cursos de capacitação presencial ou EAD, procurando uniformizar os procedimentos no atendimento de informações sobre o funcionamento e a utilização dos serviços, para que desta maneira haja uma justificativa nos gastos em recursos informacionais mantidos pela URGS, os quais consomem elevados recursos financeiros. O método utilizado será qualitativo e quantitativo, com a identificação de todos os integrantes do SABi com dados fornecidos pelas chefias das bibliotecas, que através de questionários semiestruturados aplicados pollibilitará a identificação das deficiências no atendimento Também será realizada a análise de dados dos relatórios técnicos dos últimos cinco anos e análise das sugestões dos funcionários do sistema. No atual ambiente social onde as bibliotecas ou serviços de informação estão inseridos, alguns fatores são fundamentais: inovação, qualidade, agilidade e atenção aos usuários, desta maneira o projeto procura justificar a capacitação permanente de pessoal como recurso principal no desenvolvimento tecnológico deste setor. A qualidade dos produtos e serviços de uma unidade informacional depende do investimento e do comprometimento da chefia, que deve possuir um estilo gerencial participativo, no qual a satisfação do grupo é preponderante. Propõe a realização de um levantamento de dados através de questionários aplicados aos atendentes, a fim de identificar o nível de preparo/despreparo para o desenvolvimento de suas tarefas e os tópicos que deverão constar no posterior treinamento.
keywords: Bibliotecas Médicas
Capacitação em Serviço
Capacitação Profissional
Recursos Humanos
DeCS: Cursos de Capacitação
Issue Date: 2013
Citation: TEOFANO, Romilda Aparecida. Capacitação para o atendimento de informações sobre o funcionamento e a utilização dos serviços online de uma instituição pública. 2013. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde)-Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Porto Alegre, 2013.
Date of defense: 2013
Place of defense: Porto Alegre
Department: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz
Program: Programa de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - Trabalhos de Conclusão de Curso - Especialização ICTS - RS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
romilda_teofano_icict_espec_2013.pdf705 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.