Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34933
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
05 Igualdade de gêneroCollections
Metadata
Show full item record
COMUNICAÇÃO, AIDS E GÊNERO: RECEPÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS POR USUÁRIAS GESTANTES DE UMA UNIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA NO RIO DE JANEIRO
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Sífilis Congênita
Gestantes
Materiais educativos e de divulgação
Acquired Immunodeficiency Syndrome
Congenital Syphilis
Pregnant Women
Educational Materials
Serviços de Saúde
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Sífilis Congênita
Gestantes
Materiais Educativos e de Divulgação
Pontes, Bianca Silva de | Date Issued:
2019
Alternative title
Communication, AIDS and Gender: receiving educational materials by pregnant women of a unit of primary care in Rio de JaneiroAuthor
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
As estratégias de comunicação desenvolvidas no campo das IST/Aids integram um
conjunto de ações destinadas à prevenção dessas doenças. São veiculadas campanhas na mídia
e distribuídos materiais educativos para os serviços de saúde e grupos populacionais. Diante do
aumento de casos de Aids entre mulheres a partir dos anos 1990, foram desenvolvidos
programas e ações preventivas para gestantes visando a prevenção à transmissão vertical do
HIV. Frente à relevância dos materiais educativos nas ações de prevenção, este
trabalho objetivou investigar a recepção de mensagens e produção de sentidos sobre
prevenção das IST/Aids por gestantes atendidas no Sistema Único de Saúde. O estudo, de
abordagem qualitativa, adotou diferentes técnicas de pesquisa, quais sejam: 1) análise dos
elementos do contexto de produção e do dispositivo de enunciação de 14 peças
comunicacionais sobre prevenção das IST/Aids destinadas às gestantes; 2) observações diretas
de uma atividade educativa promovida em um serviço de saúde, do nível da Atenção Básica,
situado na Zona Norte do município do Rio de Janeiro; 3) grupos focais com seis gestantes
atendidas no serviço investigado, destinados à leitura dos 14 materiais educativos. A análise do
dispositivo da enunciação e das condições de produção dos materiais demonstrou que o modo
como o enunciador semantiza a sífilis e o HIV/Aids, e constrói sua própria imagem e a do
destinatário, está atrelado às especificidades do momento histórico-político em que os
discursos foram produzidos. A ideia da mãe-protetora, ancorada ao repertório linguístico do
campo médico-sanitário, norteia a interação proposta nos materiais e alicerça as condutas
previstas para a prevenção da transmissão vertical da sífilis e do HIV. Na interação das
gestantes com os materiais educativos constatou-se que concepções prévias sobre o cuidado à
saúde e as normas de gênero se constituem como uma rede de significações onde os sentidos
sobre prevenção são construídos. O grupo sinalizou a falta da menção ao parceiro como agente
conjunto no cuidado à saúde da criança e a massiva comunicação sobre a realização dos testes
para sífilis e HIV durante a gestação, indicando a percepção sobre prevenção a partir do
cuidado com a saúde do bebê. Os achados apontam para a necessidade do desenvolvimento de
ações de comunicação que integrem as diferentes fases de vida das mulheres, assim como a
atenção a fatores socioculturais, como as normas e concepções de gênero, que moldam a
epidemia de HIV/Aids entre as mulheres e condicionam sua vulnerabilidade à infecção.
Abstract
Communication strategies developed in the STI/AIDS’ field are part of an actions set
with focus in the prevention of these diseases. Besides the media campaigns, educational
materials are distributed in the health services and for population groups. In view of the
increase in AIDS cases among women since the 1990s programs and preventive actions have
been developed for pregnant women to prevent vertical transmission of HIV. For the
relevance of educational materials in prevention actions, this study aimed to investigate the
reception of messages and production of senses on the STI/AIDS prevention by pregnant
women treated in the Unified Health System, the brazilian health public system. This
qualitative study has adopted different research techniques, namely: 1) analysis of the
elements of the production context and of the enunciation device of 14 STI/AIDS
prevention’s campaigns for pregnant women; 2) direct observations of an educational activity
promoted in a health service, at the Primary Healthcare level, located in the Northern Zone of
the Rio de Janeiro city; and 3) focus groups with six pregnant women attended at the same
service who have interpreted the 14 educational materials. The analysis of the enunciation
device and the production conditions of these materials showed that the way in which the
enunciator semanticizes syphilis and HIV/AIDS, and builds his own image and that of the
receiver, was linked to the specificities of the historical-political moment that the discourses
were produced. The idea of the protective mother, anchored in to the linguistic repertoire of
the medical-sanitary field, guides the interaction proposed in the materials and supports the
actions planned to prevent the vertical transmission of syphilis and HIV. In the interaction of
the pregnant women with educational materials, it was observed that previous conceptions
about health care and gender norms constitute a mesh of meanings where the senses about
prevention are constructed. The group signaled the lack of mention of the partner as an
important agent in the child health care and the massive communication about the
performance of the tests for syphilis and HIV during gestation, indicating the perception about
prevention from the care of the baby’s health. The findings point to the need to develop
communication actions that integrate women's different life stages, as well as attention to
sociocultural factors, such as gender norms and the conceptions that mold the HIV/AIDS
epidemic among women and condition their vulnerability to the infection.
Keywords in Portuguese
Gênero e SaúdeSíndrome de Imunodeficiência Adquirida
Sífilis Congênita
Gestantes
Materiais educativos e de divulgação
Keywords
Gender and HealthAcquired Immunodeficiency Syndrome
Congenital Syphilis
Pregnant Women
Educational Materials
DeCS
Identidade de GêneroServiços de Saúde
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Sífilis Congênita
Gestantes
Materiais Educativos e de Divulgação
Share