Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34986
É PRECISO FALAR DISSO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DAS CAMPANHAS E MATERIAIS EDUCATIVOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E DO INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER SOBRE O CÂNCER DE MAMA
Attisano, Ana Beatriz Mendonça | Date Issued:
2019
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Estima-se que a cada ano aproximadamente 60 mil pessoas serão diagnosticadas com câncer de mama no Brasil, o segundo tipo de câncer responsável por mais mortes no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. O câncer de mama atinge em 99% dos casos as mulheres, não desconsiderando a possibilidade de um homem ser diagnosticado. Nesse sentido, é o câncer que mais mata mulheres. A magnitude do câncer fez dele um problema de saúde pública, tendo as campanhas se tornado uma estratégia de comunicação e prevenção à doença. No caso do câncer de mama, a campanha Outubro Rosa ficou conhecida mundialmente para chamar atenção a essa causa, sendo outubro o mês de conscientização. Nesta pesquisa, pretende-se fazer uma análise das peças de campanhas e materiais educativos de prevenção e orientação sobre o câncer de mama veiculadas nos sites do Ministério da Saúde (MS) e Instituto Nacional de Câncer (Inca). Objetiva-se verificar, através da análise de discurso, os sentidos privilegiados e silenciados nos materiais oficiais sobre o câncer de mama, entender quais são os seus objetivos e para qual público são destinados. A análise levará em consideração as condições sociais de produção desses discursos, observando se eles se constroem na direção de promover uma mobilização social ou a mudança de comportamento com foco no autocuidado.
Share