Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35021
COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM GRUPOS DE PACIENTES AMPUTADOS NO HOSPITAL ESTADUAL ADÃO PEREIRA NUNES
Peres, Karla Waléria Magalhães Stavale | Date Issued:
2019
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A amputação de um membro corporal causa impactos na vida da pessoa envolvendo mudanças afetivas como o luto. O objetivo deste estudo foi criar um grupo terapêutico e informativo com o objetivo de desenvolver espaços de escuta para o paciente recém amputado no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, para identificar necessidades de informações especificas de sua nova condição, bem como trabalhar o luto e as dores causadas pela perda do membro ou do movimento do mesmo. O desenvolvimento do presente estudo, possibilitou repensar novas formas de se trabalhar a informação ligada a dor da perda a partir de um espaço de escuta onde pacientes adultos, recém amputados poderiam trazer seus questionamentos e assim obter de profissionais da instituição as devidas informações Ao pensar neste espaço de escuta, verificou-se que o mesmo seria de extrema importância para pacientes que estão saindo de uma internação, que modifica seu corpo e consequentemente sua existência no mundo. Dada a importância do assunto, torna-se necessário também a busca por profissionais qualificados que atuem na instituição e que desejem fazer parte do projeto. Neste sentido a realização do grupo terapêutico e informativo, permite que pacientes amputados, possam reconstruir sua autoimagem, bem como obter informações pertinentes a sua nova condição de vida.
Share