Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35056
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- INI - Artigos de Periódicos [3645]
- IOC - Artigos de Periódicos [12967]
Metadata
Show full item record
ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA A COMUNIDADE EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO
Atividade física
Promoção da saúde
Estratégia educativa
Formação do professor
Alternative title
Physical activity and health promotion: an educative strategy for the community in a non-formal space of educationAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal Fluminense. Colégio Universitário Geraldo Reis. Niterói, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O modelo dialógico de educação em saúde reconhece a necessidade de abandonar estratégias comunicacionais informativas e adotar a comunicação baseada na troca de saberes e experiências, possibilitando uma melhor compreensão dos condicionantes do processo saúde-doença, oferecendo subsídios para a adoção de novos hábitos e condutas, e orientando para a prevenção de doenças e a promoção da saúde. Pensando em articular estratégias de educação em saúde voltadas para a adesão dos indivíduos à prática regular de atividade física, o presente artigo descreve uma atividade realizada pela equipe do
Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com alunos do curso de graduação em Educação Física da Universidade Federal Fluminense. O objetivo da ação foi esclarecer a comunidade acerca de mitos e verdades sobre a atividade física relacionada à saúde e propor uma prática lúdica de alongamento e fortalecimento muscular utilizando materiais alternativos e priorizando o contato físico e as relações humanas. As informações coletadas nos levam a crer que, além da melhoria na qualidade das informações sobre atividade física oferecidas à sociedade, faz-se necessária uma mudança na forma como tais atividades são orientadas, o que perpassa a formação do professor de Educação Física.
Abstract
The dialogic model of health education recognizes the need to abandon informative communication strategies and adopt communication based on the exchange of knowledge and experiences, enabling better understanding of the determinants of the health-disease process, offering subsidies to adopt new habits and behaviors, and aiming at disease prevention and health promotion. Thinking of concerted health education strategies for the adhesion of individuals to regular physical activity, this article describes an activity carried out
by the Research Laboratory of Epidemiology and Social Determination of Health, of Evandro Chagas Infectious Diseases National Institute, Oswaldo Cruz Foundation, in partnership with undergraduate students in Physical Education from Universidade Federal Fluminense. The goal of the action was to clarify the community about the myths and truths about physical activity related to health and propose a playful practice for stretching and strengthening exercises using alternative materials and prioritizing physical contact and human relations.
The information collected leads us to believe that, in addition to improving the quality of information on physical activity offered to society, it is necessary to change the way such activities are guided, which encompasses the formation of physical education teachers.
Keywords in Portuguese
Educação em saúdeAtividade física
Promoção da saúde
Estratégia educativa
Formação do professor
Share