Orientador | Ferreira, Aldo Pacheco | |
Orientador | Vilardo, Maria Aglaé Tedesco | |
Autor | Abreu, Tania Paim Caldas de | |
Data de acesso | 2019-08-27T14:07:13Z | |
Data de disponibilização | 2019-08-27T14:07:13Z | |
Data do publicação | 2019 | |
Citação | ABREU, Tania Paim Caldas de. Acesso das pessoas com deficiência mental aos direitos e garantias previstos na lei brasileira de inclusão através do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35096 | |
Resumo | Em julho de 2008, o Congresso Nacional aprovou a Convenção Internacional sobre os
Direitos das Pessoas com Deficiência (CNY) e seu protocolo facultativo. Promulgada em agosto
de 2009 pelo Decreto 6.949/2009, tais normas entraram em vigor no Brasil com status de norma
constitucional garantidoras de direitos e garantias fundamentais. Mais recentemente, em 2015,
foi promulgada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) destinada a
assegurar e a promover o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoa com
deficiência, visando sua inclusão social e cidadania. Entre a adesão a CNY e LBI foram sete
anos. Em 2005, é instituído o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), descentralizado e
participativo, que tem por função a gestão do conteúdo específico da Assistência Social no
campo da proteção social brasileira responsável pela execução de políticas públicas, articulador
de serviços, benefícios, programas e projetos para concretização de direitos sociais. Como juíza
titular de uma vara com competência para as ações de interdição e pedido de providências
relacionados à proteção da pessoa dos incapazes, pude perceber a carência de informações sobre
serviços, programas sociais, organização, funções e atuação dos órgãos responsáveis pela
execução de políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência mental sob curatela. Assim
como a saúde e a previdência, a assistência social é um direito do cidadão e dever do Estado,
suas ações fazem parte da Política de Seguridade Social não contributiva. Fez-se, portanto,
necessário investigar como Estado Brasileiro, especificamente em relação à Assistência Social,
se organizou para assegurar às pessoas com deficiência mental o exercício destes direitos. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Direito Autoral | open access | pt_BR |
Palavras-chave | Sistema Único de Assistência Social | pt_BR |
Palavras-chave | Deficiência Mental | pt_BR |
Palavras-chave | Pessoas com Deficiência | pt_BR |
Palavras-chave | Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência | pt_BR |
Palavras-chave | Lei Brasileira de Inclusão | pt_BR |
Título | Acesso das pessoas com deficiência mental aos direitos e garantias previstos na lei brasileira de inclusão através do Sistema Único de Assistência Social - SUAS | pt_BR |
Título alternativo | Access for people with mental disabilities to rights and guarantees under Brazilian law including through of the Sistema Único de Assistência Social - SUAS | pt_BR |
Tipo do documento | Dissertation | pt_BR |
Data da defesa | 2019 | |
Departamento | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Instituição de defesa | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca | pt_BR |
Grau | Mestrado Profissional | pt_BR |
Local de defesa | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Resumo em Inglês | In July 2008, the National Congress approved the International Convention on the Rights
of Persons with Disabilities (CRPD) and its optional protocol. Promulgated in August 2009 by
Decree 6.949 / 2009, these standards came into force in Brazil with status of constitutional norm
guaranteeing fundamental rights and guarantees. More recently, in 2015, the Brazilian Law on
the Inclusion of Persons with Disabilities (IPD) was promulgated to ensure and promote the
exercise of fundamental rights and freedoms by persons with disabilities, with a view to their
social inclusion and citizenship. Among CRPD and IPD adherence were seven years. In 2005,
the Unified Social Assistance System (USAS) was created, decentralized and participatory, with
the purpose of managing the specific content of Social Assistance in the field of Brazilian social
protection responsible for the execution of public policies, articulator of services, benefits,
programs and projects for the realization of social rights. As a judge holding a bar with
jurisdiction for the actions of interdiction and request for measures related to the protection of
the person of the incapacitated, I could perceive the lack of information about services, social
programs, organization, functions and actions of the bodies responsible for the implementation
of public policies intended for people with mental disabilities under guardianship. As well as
health and social security, social assistance is a right of the citizen and duty of the State, its
actions are part of the Non-Contributory Social Security Policy. It was therefore necessary to
investigate how the Brazilian State, specifically in relation to Social Assistance, organized to
ensure the mentally disabled people the exercise of these rights. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Single System of Social Assistance | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Mental Disability | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Convention on the Rights of Persons with Disabilities | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Brazilian Law of Inclusion | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | People with Disabilities | pt_BR |
DeCS | Assistência Social | pt_BR |
DeCS | Deficiência Intelectual | pt_BR |
DeCS | Pessoas com Deficiência | pt_BR |
DeCS | Legislação como Assunto | pt_BR |
DeCS | Lei Orgânica | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |