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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
- IOC - Artigos de Periódicos [12968]
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COMO ABORDAR O USO DO ÁLCOOL NO ENSINO DE QUÍMICA E DEMAIS CIENCIAS NATURAIS? PERSPECTIVAS EDUCATIVAS CENTRADAS NA REDUÇÃO DE DANOS
Adolescência
Educação sobre drogas
Ensino de química
Ensino de ciências e biologia
Redução de danos
Adolescence
Drug education
Chemistry teaching
Science and biology teaching
Harm Reduction
Alternative title
How ro address the use of Alchool in Chemistry and other Natural Sciences: Educational perspectives centered in damage reductionAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Secretaria de Estado de Educação. Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Departamento de Físico-Química. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação, Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação, Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Estudos revelam dados preocupantes sobre o acesso e uso de drogas, principalmente o álcool, entre estudantes brasileiros na faixa de 13 a 15 anos. Frente ao despreparo dos educadores para abordar o tema drogas no contexto escolar no Brasil, este artigo discute o potencial e as possibilidades da abordagem educativa do tema álcool nas disciplinas de química e ciências afins. Com base numa revisão exploratória da literatura, o trabalho apresenta os fundamentos de modelos educativos voltados para prevenção do uso de drogas. Argumentamos que os princípios da Redução de danos, centrados numa proposta mais democrática e autônoma para construir espaços de diálogo e aprendizagem nas escolas, podem orientar ações educativas no âmbito do ensino de química e das biociências. Tal perspectiva se contrapõe a abordagem proibicionista do tema, ainda dominante.
Abstract
Studies reveal worrying data on the access and use of drugs, especially alcohol, among brazilian students aged 13 to 15 years. Faced with the lack of preparation of educators to address the issue of drugs in the school context, this article discusses the potential and possibilities of the educational approach of alcohol in the disciplines of chemistry and related sciences. Based on an exploratory review of the literature, the paper presents the foundations of educational models focused on drug prevention. We argue that the principles of harm reduction, centered on a more democratic and autonomous proposal to build spaces for dialogue and learning in schools, can guide educational actions in the field of chemistry and biosciences teaching. Such a perspective contrasts with the still dominant prohibitionist approach to the subject.
Keywords in Portuguese
ÁlcoolAdolescência
Educação sobre drogas
Ensino de química
Ensino de ciências e biologia
Redução de danos
Keywords
AlcoholAdolescence
Drug education
Chemistry teaching
Science and biology teaching
Harm Reduction
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