Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3530
Title: Crianças crescendo na rua
Advisor: Barbieri, Marco Antonio
Authors: Wuillaume, Susana Maciel
Coadvisor: Borges, Sherrine N.
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: O presente trabalho procurou estudar o crescimento e desenvolvimento de um grupo das chamadas crianças de rua do Rio de Janeiro que preenchessem os seguintes critérios: a)- faixa etária dos seis aos dez anos; b)- vida cotidiana que incluísse a permanência nas ruas no período diurno e, pelo menos para a maioria deles, pernoite nos lugares públicos; c)- ausência, por ocasiäo do exame, de processo mórbido agudo que causasse distorçoes no exame antropométrico. Como a característica da amostra foi seu vínculo aos logradores públicos, foi feita uma análise histórica destes, em termos gerais, e foi comentado um estudo especializado sobre as ruas do Rio de Janeiro. No mesmo capítulo, fez-se um exame sucinto dos prós e contras das ruas como áreas de moradia. Para o estudo, a autora selecionou pessoalmente trinta e cinco crianças de seis a dez anos de idade, de ambos os sexos, e procedeu ao exame clínico e mensuraçäo antropométrica dos participantes do grupo. A esta primeira etapa seguiram-se entrevistas abertas, realizadas mediante contatos informais, repetidos sempre que possível. As crianças foram informadas dos objetivos da pesquisa e, com seu consentimento, foi usado um gravador, colocado de forma discreta, para atenuar qualquer inibiçäo. Para avaliaçäo dos resultados da pesquisa, foram utilizadas as curvas de peso-para-idade (A/I) e peso-para-altura (P/A) do NCHS. A análise mostrou que as crianças sao baixas para a idade, mas tem o peso adequado a altura. Examinados esses dados, segundo os critérios de Waterlow, trinta crianças seriam normais e cinco apresentariam baixa estatura sem emagrecimento. Esses achados mostram que as crianças sofreram uma desnutriçäo no passado, provavelmente antes dois anos, e que a maioria delas está hoje com o peso adequado a altura. A comparaçäo dos dados da pesquisa com trabalho análogo utilizando colegiais da mesma faixa etária, de um bairro operário e de classe média baixa, mostra que a proporçäo de crianças abaixo do percentil 10 é comparável nos dois grupos. Tudo isso corrobora a idéia de que as crianças de rua estudadas näo cresceram menos ou pior por estarem na rua, mas apenas acompanharam o padräo das crianças carentes brasileiras. As entrevistas realizadas com as crianças forneceram informaçoes pormenorizadas sobre a vida diária das mesmas, seu passado pessoal e familiar, habitaçäo, alimentaçäo, conhecimentos e habilidades já adquiridos, relacionamento com as demais crianças e com os adultos e diversas outras informaçoes. Foram destacadas, pela sua significaçäo, as histórias pessoais de duas crianças. O capítulo final resume a posiçäo da autora a respeito do tema e contém consideraçoes sobre aspectos demográficos e sócio-economico do país, que condicionam e poderäo agravar a situaçao das grandes massas populares a que pertencem as crianças de rua. Ao longo de todo o trabalho säo transcritas as citaçoes ou mencionadas as fontes pertinentes para o entendimento do texto.
DeCS: Menores de Rua
Áreas de Pobreza
Fatores Socioeconômicos
Issue Date: 1991
Publisher: Instituto Fernandes Figueira
Citation: WUILLAUME, Susana Maciel. Crianças crescendo na rua. 1991. 100 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 1991.
Date of defense: 1991-05
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Departamento de Ensino
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira
Copyright: restricted access
Appears in Collections:IFF - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SUSANA MACIEL WUILLAUME.pdf4.68 MBAdobe PDFThumbnail
    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.