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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35404
A VISÃO DO CINEMA SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Carvalho, Sabrina Cardozo Gonçalvez de | Date Issued:
2019
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A dissertação pretende analisar brevemente como a Indústria Cinematográfica viu e tem visto o assunto Altas Habilidades/Superdotação a partir da década de 90. É nosso objetivo estudar como essas histórias de vida, muitas vezes pouco expostas pelas grandes mídias, estão sendo contadas na grande tela do Cinema, que é hoje um dos principais meios de entretenimento, em praticamente, todas as classes sociais. Para isso, mesmo sabendo que não existe uma metodologia universal para a análise de um filme (AUMONT, 1999), selecionamos alguns filmes que tem como roteiro histórias reais e fictícias sobre superdotação para analisarmos utilizando Fichas de Roteiro para Análise de Filmes. Através destas fichas, identificamos as principais características e abordagens dos filmes. Com a análise de dez filmes que tratam o tema Altas Habilidades/Superdotação de forma bastante direta, dos quais cinco são baseados em histórias reais, conseguimos perceber a mudança de visão dos roteiristas, diretores e da Indústria Cinematográfica em geral ao longo das últimas décadas. È fácil notar que as histórias de superdotação têm sido retratadas de forma mais leve e menos estereotipada nos roteiros mais recentes. No entanto e ainda, a maior parte dos filmes, biográficos ou não, são dramas. A superdotação continua sendo vista, na vida real e pelos cineastas como um dos mistérios da mente humana não completamente desvendados.
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