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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3543
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DO INDIVÍDUO COM SÍNDROME DE DOWN
Calçada, Alessandra Soares | Date Issued:
2004
Author
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A finalidade desse estudo foi investigar o desenvolvimento da linguagem em indivíduos portadores de síndrome de Down, avaliados no Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ, no período de 1999-2001. Para tal foram usados os seguintes testes: Preschool Language Scale (PLS-3), Diagnóstico de Desenvolvimento - Gesell, The Gesell Preschool Test (GPST) e o Peabody Picture Vocabulary Test (PPVT). Além disso, foi intenção dessa pesquisa identificar possíveis fatores que venham a influenciar esse processo. Para tal, foram avaliados 145 indivíduos com idades que variavam desde a infância até a adolescência, 85 deles na faixa pré-escolar. A partir dos resultados obtidos na avaliação, foi possível verificar que, até a faixa etária de 2 anos, a linguagem desenvolveu-se aproximadamente de acordo com a idade cronológica. Porém, a partir desta faixa etária esta diferença foi aumentando significamente, sendo que todos os indivíduos acima de 2 anos apresentaram distúrbio grave de linguagem.De acordo com as variáveis investigadas, foi observado que o início precoce da estimulação e o nível de escolaridade da mãe foram significamente associados a um melhor resultado no desenvolvimento da linguagem no grupo com idade inferior a 7 anos. De 7 a 12 anos, somente a associação com a escolaridade materna foi estatisticamente significativa. Esses resultados apontam para a importância da avaliação do desenvolvimento da linguagem nos portadores de síndrome de Down e sugerem uma estimulação mais precoce e específica com a finalidade de beneficiar sau inclusão social.
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