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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3544
A FORMAÇÄO EM PEDIATRIA: GRADUAÇÄO E PRÁTICA PROFISSIONAL
Malavazi, Bárbara Maria de Mattos | Date Issued:
1990
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
Reflete-se sobre a maneira pela qual a disciplina de Pediatria, a nível de graduaçäo, contribui para manter e reforçar o atual quadro de assistência a infância no Brasil, os dados säo avaliados a partir de uma experiência local - a Universidade Federal Fluminense (UFF). A metodologia constou de revisäo de literatura e análise de documentos sobre o ensino da Pediatria no Brasil e na UFF, em particular. Visando a uma análise mais abrangentes dessa realidade, efetuamos entrevistas com médicos egressos da UFF e com docentes em Pediatria do curso de graduaçäo desta mesma Universidade. Pela fundamentaçäo teórica, este estudo acrescido da opiniäo dos pediatras, aponta alguns que contribuem para inadequaçäo do atendimento do pediatra as necessidades de saúde da populaçäo infantil. A tendencia da Pediatria como especializaçäo tem sido caracterizada pela fragmentaçäo do corpo da criança em orgäos ou subsistemas organicos, pelo ensino centrado no hospital-escola, e pela consequente abstraçäo da doença do paciente de um contexto, o que contribui para o afastamento da relaçäo direta com a criança e com suas reais necessidades e importância. A pediatria transmite aos alunos a compreensäo da existência de uma só criança, modelo, padräo, que deve ser examinada do ponto de vista técnico-científico, independente do contexto social na qual está inserida. O reconhecimento da necessidade de adaptaçäo do ensino pediátrico a abordagem da criança como um ser integral, ainda permanece como proposta inovadora de aplicaçäo teórico-prática, pouco viável, no atual modelo de formaçäo e assistência pediátrico em nosso País.
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