Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3556
Title: A experiência de gestação e amamentação sob a ótica de mulheres vítimas de violência conjugal
Advisor: Deslandes, Suely Ferreira
Authors: Lourenço, Márcia Aguiar
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar os significados que mulheres vítimas de violência conjugal atribuem à experiência de gestação e cuidados maternos, enfatizando a questão da amamentação.O método utilizado situa-se no âmbito da pesquisa qualitativa de natureza exploratória. Foram entrevistadas 11 mulheres que sofreram violência conjugal durante a gravidez e tinham o filho mais novo com até 2 anos de idade.As entrevistas seguiram um roteiro de perguntas abertas e a técnica utilizada foi a historia de vida tópica. Os relatos foram analisados através da técnica de análise de conteúdo orientada por adaptações visando também a análise de representações sociais.Como resultados, observamos que mulheres que sofrem violência conjugal durante a gestação avaliaram que não encontraram em seus companheiros cuidados que julgavam merecer. Na concepção desse grupo de mulheres faltou apoio financeiro e afetivo por parte do companheiro. Durante a gravidez surgiram sentimentos de medo,tristeza, solidão e depressão.Também percebemos que a gravidez se mostrou um forte detonador da violência ou aumento da mesma.Já em relação aos cuidados maternos e amamentação consideram a experiência solitária, apesar de terem vivido momentos de "alegria", demonstrando que essa experiência foi cercada de sentimentos ambíguos. Para as mulheres pesquisadas, o desmame ocorreu precocemente para a grande maioria.A necessidade de trabalhar fora, a falta de informação e a própria experiência de violência foram algumas das razões expostas para não prosseguirem com a amamentação.A pesquisa também revelou que a família e, principalmente a mãe dessas mulheres, funcionou como um importante suporte social no apoio a essas vítimas, porém não suprindo todas as carências. também observamos que o serviço de saúde mostrou falhas na detecção e atuação nesse grupo de mulheres estudadas.
Keywords: Domestic Violence Against Women
Violence During Pregnancy
Maternal Care
Breast-Feeding
keywords: Violência Contra Mulheres
Violência contra Mulheres Durante a Gestação
Cuidados Maternos
Aleitamento Materno
DeCS: Aleitamento Materno
Violência Doméstica
Mulheres Maltratadas
Comportamento Materno
Gravidez
Issue Date: 2006
Publisher: Instituto Fernandes Figueira
Citation: LOURENÇO, Márcia Aguiar. A experiência de gestação e amamentação sob a ótica de mulheres vítimas de violência conjugal. 2006. 117 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2006.
Date of defense: 2006-02
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Departamento de Ensino
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher
Copyright: restricted access
Appears in Collections:IFF - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000189.pdf947.61 kBAdobe PDFThumbnail
    Request a copy



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.