Advisor | Martins, Carla Macedo | |
Author | Mesquita, Juliana Fonseca de Oliveira | |
Access date | 2019-09-12T19:17:54Z | |
Available date | 2019-09-12T19:17:54Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | MESQUITA, Juliana Fonseca de Oliveira. A privatização da formação dos trabalhadores do SUS: discurso e ideologia em materiais educacionais de uma instituição beneficente de saúde. 2019, 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35565 | |
Abstract in Portuguese | A dissertação teve como objetivo analisar o material educacional produzido por uma entidade beneficente para a formação de trabalhadores do SUS, considerando os processos de privatização da saúde. Nesse sentido, a hipótese dessa pesquisa é a de que a formação em saúde sob a égide privatista, mesmo que inserida no SUS, tende a produzir concepções de ser humano, educação, saúde e sociedade subsumidas a esta lógica. A partir do materialismo histórico dialético e da análise de discurso, a pesquisa buscou interpretar os sentidos e significados produzidos nos textos dos Cadernos de Curso de uma Instituição Beneficente de Excelência participante do PROADI SUS. A dissertação se estrutura em três capítulos. O primeiro discute o Estado no neoliberalismo; o subfinanciamento do SUS; a privatização da saúde e da formação de trabalhadores; e a participação de entidades beneficentes neste contexto. No segundo, são debatidas as determinações da educação sob o capital e suas relações com as concepções de formação em saúde; a historicidade da formação em saúde no Brasil; e a participação privada na qualificação para o SUS. O terceiro capítulo apresenta a análise dos Cadernos produzidos pela entidade beneficente, apontando quatro processos discursivos e ideológicos. O primeiro diz respeito à adoção da pedagogia das competências como orientadora dos cursos e a tentativa de aproximá-la de concepções pedagógicas progressistas; o segundo relaciona-se à concepção mercantil da saúde como produtora de valor; o terceiro refere-se ao “fetiche” do gerencialismo no SUS; e o quarto diz respeito ao apagamento do SUS como um projeto político-social plenamente coletivo. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | EPSJV | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | SUS | pt_BR |
Subject in Portuguese | Privatização da Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Formação de Trabalhadores | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ideologia | pt_BR |
Title | A privatização da formação dos trabalhadores do SUS: discurso e ideologia em materiais educacionais de uma instituição beneficente de saúde | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2019-05-31 | |
Departament | Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Degree level | Mestrado Profissional | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Abstract | The dissertation aimed to analyze the educational material produced by a charity for the training of SUS workers, considering the processes of privatization of health. In this sense, the hypothesis of this research is that health education under the aegis of privatization, even if inserted in SUS, tends to produce conceptions of human being, education, health and society subsumed to this logic. From the dialectical historical materialism and discourse analysis, the research sought to interpret the meanings and meanings produced in the texts of the Course Booklets of a Charitable Institution of Excellence participant of PROADI SUS. The dissertation is structured in three chapters. The first discusses the state in neoliberalism; the SUS underfunding; the privatization of health and the training of workers; and the participation of charities in this context. In the second, the determinations of education under capital and its relation to conceptions of health formation are debated; the historicity of health education in Brazil; and private participation in qualifying for SUS. The third chapter presents the analysis of the Cadernos produced by the beneficent entity, pointing out four discursive and ideological processes. The first one concerns the adoption of the pedagogy of competences as the guide of the courses and the attempt to approach it with progressive pedagogical conceptions; the second relates to the mercantile conception of health as a producer of value; the third refers to the "fetish" of New Public Management in SUS; and the fourth concerns the erasure of SUS as a fully collective social-political project. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
Subject | SUS | pt_BR |
Subject | Privatization of Health | pt_BR |
Subject | Training of Workers | pt_BR |
Subject | Ideology | pt_BR |
Member of the board | Martins, Carla Macedo | |
Member of the board | Pronko, Marcela Alejandra | |
Member of the board | Granemann, Sara | |
DeCS | Capacitação Profissional | pt_BR |
DeCS | Privatização | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |