Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3588
Title: Os médicos e a morte na infância: a representaçäo de um tema interditado
Advisor: Minayo, Maria Cecília de Souza
Authors: Hoffmann, Leandro Marcial Amaral
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: A morte, essa certeza presente direta ou indiretamente em algum momento da vida de todo ser humano, tem sido, especialmente no século XX, um tema proibido, negado, esquecido. Os médicos, apesar de uma experiência mais próxima através da vivência profissional cotidiana, näo conseguem familiarizar-se com a morte, pelo contrário, o confronto com esta sempre desperta sentimentos conflitantes de fracasso, culpa, impotência. A origem e o significado dessa dificuldade podem ser decorrentes, do caráter sociocultural do fenômeno, da forma pela qual a sociedade concebe e nega a morte, assim como da ausência deste questionamento no processo de formaçäo de médico. Através da análise e reflexäo de diferentes vivências, principalmente frente a crucialidade da morte na infância, buscou-se compreender a representaçäo desse momento na vida do médico. Apesar do tradicional silêncio das escolas médicas frente a esse questionamento, assinalamos, apoiados pela unanimidade dos entrevistados, a importância da introduçäo de discussoes sobre a morte e o morrer no processo de formaçäo do médico, com o objetivo de compreensäo da morte enquanto parte integrante da vida e de promover a humanizaçäo do atendimento aos pacientes terminais e seus familiares.
DeCS: Morte Súbita do Lactente
Prática Profissional
Issue Date: 1991
Publisher: Instituto Fernandes Figueira
Citation: HOFFMANN, Leandro Marcial Amaral. Os médicos e a morte na infância: a representaçäo de um tema interditado. 1991. 115 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 1991.
Date of defense: 1991-05
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Departamento de Ensino
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança
Copyright: restricted access
Appears in Collections:IFF - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEANDRO MARCIAL AMARAL HOFFAMNN.pdf9.39 MBAdobe PDFThumbnail
    Request a copy



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.