Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/36289
Title: Preservação da Memória e Repositório Institucional: uma iniciativa permeada pela equidade no acesso
Authors: Guimarães, Ana Carolina de Freitas
Guimarães, Maria Cristina Soares
Silva, Cícera Henrique da
Souza, Claudia Teresa Vieira de
Queiroz, Claudete Fernandes de
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Laboratório de Epidemiologia Clínica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Centro de Tecnologia da Informação. Seção de Informação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O presente trabalho apresenta iniciativas pioneiras no âmbito da epidemiologia, determinação social da saúde e da promoção da saúde desenvolvidas pelo Laboratório de Epidemiologia e Determinação Social da Saúde (LAPEPIDSS), situado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e vem acumulando uma extensa produção de documentos desde 2002, que testemunham o histórico de interação e aprendizagem entre pesquisadores e a comunidade, e que se constitui em valiosa memória dessa iniciativa pioneira. Entretanto, essa produção se encontra armazenada de forma pulverizada e com baixo grau de sistematização, comprometendo a capacidade de busca e recuperação desse patrimônio histórico documental. A partir desta observação foi desenvolvido um projeto de pesquisa, atividade final avaliativa do Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnologia em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT)/Fiocruz, intitulado “Plataforma de Saberes (PS): um compromisso com a preservação da memória da ciência e tecnologia”, que teve como objetivo principal desenvolver um estudo de constituição de memória do projeto “PS”, alicerceado pelo RI da Fiocruz (ARCA).
keywords: Preservação da Memória
Promoção da Saúde
Repositório Institucional
Arca - Repositório Institucional da Fiocruz
DeCS: Acesso à Informação
Issue Date: 2019
Publisher: Icict e INI
Citation: GUIMARÃES, Ana Carolina de Freitas Guimarães et al. Preservação da memória e repositório institucional: uma iniciativa permeada pela equidade no acesso. In: CONFERÊNCIA LUSO-BRASILEIRA DE CIÊNCIA ABERTA, 10., 2019, Manaus. Anais... Manaus: UFAM/UEA/IFAM, 2019. 1 p.
Copyright: open access
Appears in Collections:INI - Trabalhos Apresentados em Eventos
ICICT - Trabalhos Apresentados em Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pôster ConfOA - Guimarães_ Guimarães_ Silva_ Souza_ Queiroz.pdf449.9 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.