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Title: Escolas e unidades básicas de saúde: diálogos possíveis e necessários para a promoção da saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes
Other Titles: Schools and health centers: possible and necessary dialogues for the promotion of sexual and reproductive health of adolescents
Authors: Nogueira, Maria José
Martins, Alberto Mesaque
Rodrigues, Amanda da Rocha
Barcelos, Samuel Moisés
Modena, Celina Maria
Schall, Virgínia Torres
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Centro Universitário UNA. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract: Descrever a elaboração de uma estratégia educativa com potencial de criar um espaço de diálogo entre adolescentes, profissionais da saúde e educadores. O trabalho foi realizado em quatro escolas públicas do município de Belo Horizonte (MG). Participaram 67 alunos matriculados no oitavo ano do Ensino Fundamental, quatro professores e 6 profissionais de saúde de unidades básicas próximas às escolas Na primeira etapa, os alunos responderam a um questionário semiestruturado e, a seguir, participaram de oficinas psicossociais. O estudo chama atenção para a potencialidade das estratégias educativas pautadas no diálogo, no vínculo, na escuta e no acolhimento, para que os adolescentes encontrem espaços de conversação que possibilitem a construção do conhecimento sobre sua saúde sexual, afetiva e reprodutiva, garantindo, assim, que eles possam exercer a sexualidade de maneira mais segura, responsável e consciente.
Abstract: To describe the elaboration of an educational strategy that has the potential to reconstruct a space for dialogue among adolescents, health professionals and educators. The study was conducted in four public schools in the city of Belo Horizonte (MG), Brazil. Participants were 67 students enrolled in the 8th year of elementary school, 4 teachers and 6 health professionals of Health Centers close to the schools. Firstly, the students answered a semi-structured questionnaire and then they took part in psychosocial workshops. The study draws attention to the potentiality of educational strategies based on dialogue, on the bond, on listening to and the reception. Therefore, teenagers will be able to find conversational spaces that allow the construction of knowledge about sexual, emotional and reproductive health that can ensure they may have a more safely, responsibly and consciously sexuality.
Keywords: Adolescent
Sexuality
Intersetorial action
Health Education
keywords: Adolescente
Sexualidade
Ação intersetorial
Educação em Saúde
Issue Date: 2012
Citation: NOGUEIRA, Maria José et al. Escolas e unidades básicas de saúde: diálogos possíveis e necessários para a promoção da saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 36, n. 92, p. 117-124, 2012.
ISSN: 0103-1104
Copyright: open access
Appears in Collections:MG - IRR - Artigos de Periódicos

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