Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/36442
Type
TCCCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
A QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO ATRAVÉS DA DESMISTIFICAÇÃO DA ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO – DENTISTA NA SAÚDE PÚBLICA: MEMORIAL DESCRITIVO-REFLEXIVO
Helfenstein, Fernanda Amorim | Date Issued:
2019
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Estatal Saúde da Família. Salvador, BA, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA. Brasil.
Abstract in Portuguese
O desenvolvimento e a manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS) dependem, em grande parte, da formação de profissionais qualificados para o trabalho na saúde pública, o que constitui, ainda, um grande desafio. Apesar de alguns avanços, a formação dos profissionais de saúde ainda está distante do cuidado integral, demonstrando uma qualificação insuficiente para as mudanças das práticas orientadas pelos princípios e diretrizes do SUS. Nesse sentindo, os Programas Integrados de Residência visam a formação de profissionais qualificados que possam contribuir para a reorientação do modelo assistencial a partir da atenção básica, norteados pelos princípios do Sistema Único de Saúde e da Estratégia da Saúde da Família. Tendo em vista, a necessidade de uma qualificação profissional destinada a saúde pública, o presente trabalho de conclusão de residência, teve como objetivo relatar as vivências de uma profissional de saúde graduada em odontologia durante o período da residência multiprofissional em saúde da família e a importância dessa experiência para desmitificação, capacitação e qualificação profissional. A metodologia empregada no estudo é de um memorial descritivo-reflexivo, seccionado em 5 capítulos, a saber: Capítulo I - Identificação pessoal; Capítulo II - Formação acadêmica; Capítulo III – A residência; Capítulo IV - O primeiro ano de residência; e Capítulo V – O segundo ano de Residência. Assim, cada etapa foi estruturada de forma cronológica, seguindo a lógica dos acontecimentos. Por se tratar de um material pessoal e subjetivo, a leitura deve ser realizada de forma leve, levando em conta que a “verdade” vivida pela autora pode não ser a mesma que você leitor teria. De todo modo, espera-se que o leitor entre no mundo da saúde pública através da leitura e consiga senti o que foi essa experiência e a importância dela para o processo de autoconhecimento, desmitificação, reinvenção e qualificação pessoal e profissional.
Share