Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/36567
Type
DissertationCopyright
Open access
Embargo date
2020-09-16
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE RECIFE-PE
Serviços de Saúde Escolar
Avaliação em Saúde
Promoção da Saúde
Atenção à Saúde
Seabra, Ligia de Miranda | Date Issued:
2016
Alternative title
School health Program Deployment analysis in Recife -PE municipalityAuthor
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
INTRODUÇÃO: O Programa Saúde na Escola (PSE) tem por finalidade garantir o cuidado de
forma intersetorial, contribuindo para a formação integral e para a melhoria da qualidade de
vida dos estudantes, através de ações de promoção e atenção à saúde. OBJETIVO: Avaliar a
implantação das ações do PSE desenvolvidas no município de Recife- Pernambuco, Brasil.
MÉTODOS: Realizou-se uma pesquisa avaliativa do tipo análise da implantação em que se
relacionou o contexto organizacional ao grau de implantação (GI) do PSE. Para a avaliação do
GI foi estabelecido o modelo lógico do PSE, explicitado por meio dos componentes, da
estrutura e das praticas requeridas. Em seguida foi construída uma matriz de indicadores e de
julgamento contendo os critérios adotados. Para definição do GI se utilizou a classificação: não
implantado (0-49%), parcialmente implantado (50%-74%) e implantado (75% - 100%). Para a
análise do contexto foi utilizado o triangulo de governo de Matus a partir das categorias; projeto
de governo (PG), capacidade de governo (CG) e governabilidade (G). Foram estudadas todas
as escolas de ensino fundamental que aderiram ao PSE desde o ano de 2010 e que
permaneceram no Programa desde então, nos oito Distritos Sanitários (DS) do Recife.
RESULTADOS: O PSE foi considerado não implantado no município de Recife, que obteve
GI de 27,5% e nos oito DS: I (24,7,0%); II (33,5%); III (20,5%); IV (33,7%); V (34,5%); VI
(25,0%); VII (25,5%) e DS VIII (25,5%). O contexto também se apresentou desfavorável em
todas as categorias analisadas (PG, CG e G). CONCLUSÃO: Os achados mostraram coerência
entre o contexto organizacional desfavorável e a não implantação do PSE no Recife, apesar das
potencialidades do programa se implementado em sua plenitude.
Abstract
INTRODUCTION: The Health in School Program (PSE) aims to ensure care in an
intersectoral way, contributing to the students' integral formation and quality of life
improvement through actions of health care and promotion. OBJECTIVE: Evaluate the
implementation of the PSE actions developed in the city of Recife-Pernambuco, Brazil.
METHODS: We conducted an evaluation study of the deployment analysis kind, which related
the organizational context to the PSE implementation degree. To evaluate the deployment level
(GI) the logical model of the PES was built, as explained by means of the components, the
structure and practices required. Next, an array of indicators and judgment containing the
adopted criteria was built. To define the GI the classification used was: not deployed (0-49%),
partially implemented (50% -74%) and deployed (75% - 100%). For the context analysis we
used Matus government triangle from the categories: government project (PG), government
capacity (CG) and governance (G). All elementary schools which joined the PSE since 2010
and which remained in the program since, in the eight health districts (DS) of Recife, were
studied. RESULTS: The PSE was considered not deployed in the city of Recife, which
obtained the degree of implementation of 27.5% and in the eight DS: I (24,70%); II (33.5%);
III (20.5%); IV (33.7%); V (34.5%); VI (25,0%); VII (25.5%) and DS VIII (25,5,0%). The
context also presented itself as unfavorable in all analyzed categories (PG, CG, G).
CONCLUSION: The findings showed a coherence between the implementation situation and
the organizational context. The findings also pointed to the program's potential if implemented
in its entirety.
DeCS
Planos e Programas de SaúdeServiços de Saúde Escolar
Avaliação em Saúde
Promoção da Saúde
Atenção à Saúde
Share