Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/36578
Type
TCCCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
VIVÊNCIAS DE UMA DENTISTA RESIDENTE EM SAÚDE DA FAMÍLIA E O DESPERTAR PARA UMA ODONTOLOGIA MAIS HUMANIZADA
Sousa, Suellen Cristina Avelar de | Date Issued:
2019
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Estatal Saúde da Família. Salvador, BA, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA. Brasil.
Abstract in Portuguese
Visando reorientar as práticas convencionais, o Programa Saúde da Família (PSF) se apresenta como um novo modelo de assistência, tendo a família como centro de atenção, e não apenas o indivíduo doente.
O PSF é convertido em Estratégia da Saúde da Família (ESF), com ênfase em ações de promoção e prevenção da saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades de forma integral e contínua.
Considerado programa prioritário pelo Ministério da Saúde, a humanização dos serviços de saúde se torna objeto de intenso debate, levando à adoção de um cuidado com práticas humanizadas, demandando a ampliação do olhar sobre o próximo, considerando os determinantes sociais em saúde na conduta de cada atendimento.
A Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) mostra-se como uma alternativa para promover a mudança da prática assistencial em saúde, por meio da vivência num cenário de práticas que permite a compreensão da complexidade dos problemas de saúde e do desenvolvimento um olhar ampliado e sensível para o trabalho multiprofissional e a integralidade do cuidado.
Este memorial traz como objetivo o resgate de experiências vividas em algumas atividades desenvolvidas além do consultório odontológico, que permitem revelar uma odontologia com caráter mais humanizado, demandando do dentista o desenvolvimento de um olhar ampliado e sensível para o trabalho multiprofissional e a integralidade do cuidado, buscando romper a lógica do modelo de saúde centrado apenas na cura da doença e na supervalorização da técnica.
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família FESF-SUS/FIOCRUZ qualifica os profissionais de saúde e os tornam mais empáticos e sensíveis, sendo considerado uma potente ferramenta para o fortalecimento do SUS.
Palavras-chave:
Share