Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3695
Title: Competência em Informação de alunos de Saúde Pública: estudo com mestrandos da Universidade de Bordeaux Segalen, França
Authors: Vincent, Beatriz Rodrigues Lopes
Mouillet, Evelyne
Martinez-Silveira, Martha Silvia
Luz, Mauricio da
Camacho, Luis Antonio Bastos
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Université de Bordeaux Segalen. Institut de Santé Publique d’Épidémiologie et de Développement. Bourdeaux, França.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz, Salvador, BA. Brasil / Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: OBJETIVOS: Descrever a CI de mestrandos de SP nas suas buscas por informação em saúde, com vistas a identificar preferências e deficiências que possam servir como ponto-departida ao planejamento de treinamentos voltados para o público da SP. MÉTODOS: No início do ano letivo 2010, um estudo seccional envolveu alunos de SP do Institut de Santé Publique d’Épidémiologie et de Développement (ISPED), Université de Bordeaux Segalen, França. Dentre os 151 alunos havia mestrandos do primeiro (M1) e segundo (M2) anos, na modalidade presencial (MP) e a distância (MEAD). Um questionário validado foi distribuído nos formatos papel e eletrônico no início de uma disciplina obrigatória. RESULTADOS: A taxa de resposta foi de 56,9%. Dos 86 participantes, 55 são franceses (PFs) e 31 estrangeiros (PEs) de 18 países. 96,5% realizam buscas de informação sem auxílio e 94,1% usam o MEDLINE/PubMed. Apenas um terço, entretanto, está satisfeito com os resultados alcançados. DISCUSSÃO: Os 86 participantes parecem bem representar o universo dos 131 inscritos no mestrado do ISPED. Para as respostas aos itens de CI dispostos no questionário, os resultados nos parecem em geral positivos. Entretanto, alguns itens em particular sugerem que conhecimentos e habilidades em CI ficam a desejar. CONCLUSÃO: Limitações na CI de estudantes e profissionais de saúde levam à subutilização de ferramentas de busca e impropriedades no processo, com resultados que, possivelmente, não atendem plenamente aos objetivos da busca. Este estudo indica alguns dos elementos que deverão ser observados ao se capacitar os mestrandos de SP do ISPED, Universidade de Bordeaux Segalen, França.
keywords: Competência em Informação
Saúde Pública
DeCS: Competência em Informação
Saúde Pública
Issue Date: 2011
Citation: VINCENT, Beatriz Rodrigues Lopes et al. Competência em Informação de alunos de Saúde Pública: estudo com mestrandos da Universidade de Bordeaux Segalen, França. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12. Brasília, 2011. Anais... Brasília: UNB, 2011 (Poster)
Copyright: open access
Appears in Collections:IOC - Trabalhos Apresentados em Eventos
ICICT - Trabalhos Apresentados em Eventos
ENSP - Trabalhos Apresentados em Eventos
BA - IGM - Trabalhos Apresentados em Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estudo Bordeaux-ENANCIB.pdf177.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.