Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/36963
O OLHAR SENSÍVEL DA EXPERIÊNCIA DE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL PARA USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (CAPSAD): CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Educação Física
Residência Multiprofissional
Estratégia Saúde da Família (ESF)
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Álcool
Drogas
Physical Education and Training
Multiprofessional Residence
Family Health Strategy (FHS)
Psychosocial Care Center (CAPS)
Alcohol
Drugs
Gonzaga, Alexandre dos Santos | Date Issued:
2017
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Estatal Saúde da Família. Salvador, BA, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA. Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente artigo diz respeito ao processo de construção de um Trabalho de Conclusão de Residência (TCR), realizado em um determinado Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e Outras Drogas (CAPSad) da cidade de Salvador/BA. O mesmo apresenta-se em formato de Relato de Experiência, onde buscou-se refletir o lugar de atuação teórico-técnica e de ação política de um Profissional de Educação Física inserido, enquanto residente, no serviço supracitado, por um período de dois (02) meses. Parte-se, assim, de uma introdução e fundamentação teórica de base, acerca das inserções destes profissionais em serviços de Saúde Mental orientados pela perspectiva da Reforma Psiquiátrica Brasileira, para posteriormente descrever a experiência do autor no serviço já mencionado e, em seguida, ponderar, consoante à literatura, os aspectos teóricos, técnicos, clínicos e políticos desta inserção profissional. Observou-se que a inserção do Profissional de Educação Física no serviço supracitado apresentou-se como benéfica para ambos: o profissional e o serviço. Não obstante, observou-se a lacuna que a literatura acadêmica apresenta quanto a este campo de atuação, demandando a produção de novos estudos, como o que aqui está colocado. Por fim, pondera-se a importância que há em possibilitar à formação dos profissionais que atuarão junto à Estratégia Saúde da Família (ESF) espaços de vivência e experiência nos serviços de Média Complexidade, intentando ampliar a compreensão destes profissionais para a sensibilização quanto a sofrimentos diversos (a exemplo do emocional e/ou psicossocial) e para a necessidade das constantes ações matriciais e de articulação de rede, dentro e fora da atuação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Keywords in Portuguese
Saúde MentalEducação Física
Residência Multiprofissional
Estratégia Saúde da Família (ESF)
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Álcool
Drogas
Keywords
Mental healthPhysical Education and Training
Multiprofessional Residence
Family Health Strategy (FHS)
Psychosocial Care Center (CAPS)
Alcohol
Drugs
Share