Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3699
Title: Repositório institucional da Fiocruz - ARCA: manual de tratamento de objetos digitais
Authors: Henning, Patricia Corrêa
Freyre, Éder de Almeida
Reis, Clea Mara Barradas dos
Guimarães, Maria Cristina Soares
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O Repositório Institucional da Fiocruz – ARCA, localizado no site <http://www.arca.fiocruz.br>, foi criado em 2007 com o objetivo inicial de preservação da produção técnico-científica do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICICT. Em 2010 se institucionalizou e ampliou seu escopo, aumentando a visibilidade da produção intelectual por meio da informação proveniente dos institutos, escolas, centros, editoras e revistas da Fiocruz. Atualmente disponibiliza nove comunidades: Casa de Oswaldo Cruz, Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz, Editora Fiocruz, Escola Nacional de Saúde Pública, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Instituto Fernandes Figueira, Instituto Leônidas e Maria Deane, Instituto Oswaldo Cruz e Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde. As coleções de cada uma dessas comunidades são de natureza técnico-científica, tais como: artigos, livros, capítulos de livro, teses e dissertações, trabalhos de conclusão de curso, relatórios de pesquisa, relatórios institucionais, manuais, vídeos e a Revista RECIIS. Utiliza a tecnologia de software livre DSpace, mantido pelo MIT Libraries e pela Hewlett-Packard Cia, desenvolvido para facilitar a criação dos Repositórios Institucionais – Ris, distribuído, no Brasil, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. Ao reunir, preservar e dar visibilidade à produção técnico-científica da Fiocruz, o ARCA representa parte significativa do esforço da divulgação e acesso à pesquisa pública em saúde no Brasil em formato aberto.
Keywords: Institutional Repository
Technical handbook
Metadata
Digital objects
open access
Digital preservation
Interoperability
keywords: Repositório Institucional
Manual técnico
Metadados
Objetos digitais
Acesso aberto
Preservação digital
Interoperabilidade
DeCS: Acesso Aberto
Issue Date: 2011
Citation: HENNING, P. C. et al. Repositório institucional da Fiocruz – ARCA: manual de tratamento de objetos digitais (Pôster). In: CONFERÊNCIA LUSO-BRASILEIRA DE ACESSO ABERTO, 2., 2011, Rio de Janeiro, RJ. 1 p.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - Trabalhos Apresentados em Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Poster_Henning_Freyre_Barradas_Guimaraes_CONFOA.pdf9.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.