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DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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PRÁTICAS DE HUMANIZAÇÃO COMO MECANISMO DE COORDENAÇÃO DO TRABALHO EM SAÚDE E A IDENTIFICAÇÃO DE REDES: O CASO DE DOIS LABORATÓRIOS DO IPEC
Qualidade da Assistência à Saúde
Serviços de Saúde
Sistemas de Saúde
Equipe de Assistência ao Paciente
Ferreira, Laura Ribeiro | Date Issued:
2014
Alternative title
Humanization practices as a mechanism of coordination of health work and the identification of networks: the case of two laboratories IPECAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente trabalho aborda as práticas de humanização como mecanismo de
coordenação do trabalho em saúde e a formação de redes, a partir de trabalho de campo
realizado em dois laboratórios do Instituto de Pesquisas Clinicas Evandro Chagas
(IPEC), da Fiocruz. Faz-se uma discussão teórica acerca da humanização como prática
inerente à assistência à saúde de qualidade e de sua institucionalização através da
Política Nacional de Humanização (PNH); da fragmentação na área proveniente da
crescente especialização e, portanto, da necessidade do trabalho interdisciplinar; e
finalmente do papel da comunicação na formação de redes de conversação que
coordenam o trabalho nos serviços e sistemas de saúde. Foram utilizadas duas
estratégias de coleta de dados: oficinas com os profissionais baseadas na metodologia
Démarche Stratégique, e entrevistas com profissionais e usuários dos laboratórios de
Dermatologia Clínica e de Micologia do IPEC. As entrevistas foram analisadas pelo
método do Discurso do Sujeito Coletivo e discutidas à luz do referencial teórico
apresentado, articulados às discussões das oficinas. Constatou-se a presença de uma
cultura de humanização nos laboratórios pesquisados, que possivelmente se estende ao
instituto e a Fiocruz como um todo. As concepções de humanização dos profissionais e
as práticas de humanização por eles citadas foram diversas, incluindo as tecnologias
duras, como infraestrutura e equipamentos, as leve-duras, como por exemplo a expertise
dos profissionais, e as tecnologias relacionais, com o destaque para a questão da escuta.
Estes três elementos juntos foram apontados como componentes importantes para um
atendimento resolutivo e de qualidade. O atendimento no instituto foi considerado bom,
tanto por profissionais quanto por usuários. A maior dificuldade apontada por
profissionais e usuários do serviço foram os encaminhamentos para outras unidades de
saúde, particularmente após a adoção do Sistema de Regulação (SISREG) via atenção
básica. Para os profissionais outro grande obstáculo ao processo de trabalho é a
infraestrutura, particularmente a falta de espaço físico.
Abstract
This thesis discusses the practices of humanization as a coordination
mechanism in health work and networking, from the fieldwork conducted in two
laboratories at the Institute of Clinical Research Evandro Chagas (IPEC), Fiocruz. There
was a discussion about humanization as a practice inherent to the quality of health care
and its institutionalization through the National Humanization Policy (PNH) in Brazil;
the fragmentation in the area from growing specialization and therefore the need for
interdisciplinary work; and finally the role of communication in the formation of
conversation networks that coordinate the work on health services and systems.
Workshops with professionals based on the methodology of Démarche Stratégique, and
interviews with professionals and patients in the Clinical Dermatology and Mycology
laboratories at IPEC were the strategies of data collection used. The interviews were
analyzed using the Collective Subject Discourse method and discussed in the light of
the theoretical framework presented, articulated within the workshops discussions. The
presence of a culture of humanization was found in the laboratories surveyed, that can
possibly be extended to the institute as a whole and Fiocruz. There were several
conceptions of humanization and humanization practices cited by the professionals,
including hard technologies, professionals knowledge and relational technologies, as
resources to provide a resolute and quality care. The attendance at the institute was
considered good, both by practitioners and patients. The greatest difficulty pointed out
by professionals and service users were referrals to other health units, particularly after
the adoption of the Regulation System (SISREG) through primary care. For
professionals another major obstacle in the work process is the infrastructure,
particularly the lack of space.
DeCS
Humanização da AssistênciaQualidade da Assistência à Saúde
Serviços de Saúde
Sistemas de Saúde
Equipe de Assistência ao Paciente
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