Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37179
Title: Implantação de um grupo de gestantes como ferramenta do cuidado pré-natal: um relato de experiência
Advisor: Aragão, Mariana Machado
Members of the board: Aragão, Mariana Machado
Authors: Vilas Bôas, Luciana Silva
Affilliation: Fundação Estatal Saúde da Família. Salvador, BA, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA. Brasil.
Abstract: Este estudo tem como foco a implantação de um grupo para gestantes. Apresenta como objetivo geral: Relatar a experiência de implantação de um grupo de gestantes como ferramenta do cuidado pré-natal. E, como específicos: Caracterizar as gestantes que estiveram presentes nos encontros; refletir sobre a importância da educação em saúde realizada pela equipe multiprofissional no fortalecimento da assistência pré-natal; discutir sobre a adesão das gestantes e seus parceiros no grupo educativo. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa na modalidade de relato de experiência sobre a implantação de um grupo voltado para as gestantes na Unidade de Saúde da Família, PHOC, no município de Camaçari-BA. Os resultados mostraram que a idade das gestantes variou de 19 a 33 anos, a maioria é da raça negra, estudou até o nível médio completo, encontra-se casada, não possui trabalho remunerado, é dona-de-de-casa, iniciou o pré-natal no primeiro trimestre e são primigestas. Aconteceram quatro encontros: O que mudou com a gestação; Amamentação e cuidados com a higiene oral do recém-nascido; Ressignificando a estética na gestação através da fotografia; Direitos das gestantes. Concluiu-se que este grupo de gestantes significou uma tentativa de oferecer apoio e espaço a um público que muitas vezes vivencia um ciclo sem compreendê-los de fato. Além disso, devemos estar mais atentos incentivando não apenas as mulheres, mas também convidando o parceiro, estimulando-o a realizar o seu pré-natal. Torna-se urgente, refletirmos sobre como está acontecendo a rede de assistência materno-infantil no município, visando contribuir para a sua melhoria.
Keywords: Health education
Prenatal
Pregnant Women
keywords: Educação em saúde
Pré-natal
Gestants
Issue Date: 2017
Publisher: Fundação Estatal Saúde da Família
Citation: VILAS BÔAS, Luciana Silva. Implantação de um grupo de gestantes como ferramenta do cuidado pré-natal: um relato de experiência. 2017. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Fundação Estatal Saúde da Família. Instituto Gonçalo Moniz, Fundação Oswaldo Cruz, Salvador, 2017.
Date of defense: 2017
Place of defense: Salvador/Ba
Department: Fundação Estatal Saúde da Família
Defense institution: Fundação Estatal Saúde da Família. Fundação Oswaldo Cruz.
Program: Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Família
Copyright: open access
Appears in Collections:BA - IGM - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCR Luciana Silva Vilas Boas.pdf281.23 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.