Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37183
Title: O atendimento coletivo como estratégia para a oferta de cuidado a usuários com artrose de joelho no âmbito da atenção primária: a experiência de uma equipe de NASF
Advisor: Brasil, Antonio Maurício R.
Members of the board: Brasil, Antonio Maurício R.
Authors: Ferreira, Maíra Mota
Affilliation: Fundação Estatal Saúde da Família. Salvador, BA, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA. Brasil.
Abstract: A osteoartrose de joelho é uma importante patologia inflamatória crônica que acomete grande parte da população de indivíduos idosos, causando dor intensa e limitação de movimentos. No entanto, nem sempre pacientes acometidos são acompanhados por equipes multidisciplinares, muitas vezes recebendo apenas tratamento sintomático. Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde para dar suporte a Atenção Básica no Brasil, trazendo equipes multiprofissionais que devem trabalhar de forma integrada às equipes de Saúde da Família visando um atendimento mais completo aos pacientes. Este relato baseia-se na experiência de uma profissional de Educação Física do NASF responsável pelo atendimento coletivo a usuários com artrose de joelho como proposta terapêutica norteada pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) em uma unidade de saúde da família no município de Camaçari-BA. Foram utilizadas técnicas de alongamento, fortalecimento muscular e cinesioterapia, além de rodas de conversa pautadas na educação popular em saúde. Ao final do período de acompanhamento houve visível melhora do quadro álgico dos pacientes, refletindo na sua independência e autonomia. Também foi possível contribuir com a mudança do estilo de vida destas pessoas a partir das discussões e orientações ofertadas em grupo. Com isso, observou-se a importância da inserção do profissional de Educação Física no âmbito da saúde pública oferecendo, desta forma, um acompanhamento multidisciplinar e integral a pacientes com osteoartrose de joelho.
Keywords: Osteoarthritis
Knee
Physical Education and Training
Collective Care
keywords: Osteoartrose
Joelho
Educação Física
Atendimento Coletivo
Issue Date: 2017
Publisher: Fundação Estatal Saúde da Família
Citation: FERREIRA, Maíra Mota. O atendimento coletivo como estratégia para a oferta de cuidado a usuários com artrose de joelho no âmbito da atenção primária: a experiência de uma equipe de NASF. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Fundação Estatal Saúde da Família. Instituto Gonçalo Moniz, Fundação Oswaldo Cruz, Salvador, 2017.
Date of defense: 2017
Place of defense: Camaçari/BA
Department: Fundação Estatal Saúde da Família
Defense institution: Fundação Estatal Saúde da Família. Fundação Oswaldo Cruz.
Program: Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Família
Copyright: open access
Appears in Collections:BA - IGM - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCR Maíra Mota Ferreira.pdf223.56 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.