Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37184
Title: Atendimento em grupo como uma ferramenta no cuidado em saúde: relato de experiência
Advisor: Aragão, Mariana Machado
Members of the board: Aragão, Mariana Machado
Authors: SiIva, Maria Angélica Carneiro da
Affilliation: Fundação Estatal Saúde da Família. Salvador, BA, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA. Brasil.
Abstract: A educação em saúde torna-se imprescindível no cuidado em saúde, dentro dessa perspectiva o conhecimento é construído em conjunto com os profissionais de saúde, entre si, com o seu meio e principalmente com os usuários. Esse processo é fundamental para a Atenção Primária, pois está estritamente relacionado com a promoção de saúde. As práticas coletivas são ferramentas importantes para promover saúde, dentre elas o trabalho com grupos na Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem papel fundamental, principalmente quando seu foco está voltado para as necessidades do território e seus usuários. Dentre as várias ações que podem ser realizadas em um grupo, podemos destacar as intervenções de cuidado, individuais ou coletivas. O presente trabalho, realizado na modalidade de relato de experiência, tem como objetivo geral analisar o atendimento em grupo na Unidade de Saúde da Família de Nova Aliança em Camaçari-Ba para usuários portadores de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. Assim como descrever a organização e funcionamento do grupo de atendimento coletivo, identificando as potencialidades e dificuldades para a sua implantação como ferramenta no cuidado em saúde. A proposta de realizar o atendimento em grupo surge como uma estratégia para captar os usuários no território, melhorar o acesso no serviço de saúde e propor um espaço dialógico, onde há a possibilidade de unir práticas assistenciais com enfoque na educação em saúde, mas que possibilitasse prestar cuidados gerais e imprescindíveis presentes na consulta individual. Considerando os fatores positivos e limitações para o trabalho com grupos na atenção básica, enfatizando nesse contexto a proposta de atendimento em grupo pode-se concluir que essa estratégia de cuidado pode ser muito benéfica e eficaz para auxiliar os usuários no seu autocuidado, para fomentar novas formas de enfretamento para as dificuldades vividas, assim como para propiciar vínculo e um melhor acompanhamento com a equipe de saúde de referência.
Keywords: Health Education
Collective Care
Case-Control Studies
keywords: Educação em Saúde
Atendimento Coletivo
Grupos de Estudo
Issue Date: 2017
Publisher: Fundação Estatal Saúde da Família
Citation: SILVA, Maria Angélica Carneiro da. Atendimento em grupo como uma ferramenta no cuidado em saúde: relato de experiência. 2017. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Fundação Estatal Saúde da Família. Instituto Gonçalo Moniz, Fundação Oswaldo Cruz, Salvador, 2017.
Date of defense: 2017
Place of defense: Salvador/Ba
Department: Fundação Estatal Saúde da Família
Defense institution: Fundação Estatal Saúde da Família. Fundação Oswaldo Cruz.
Program: Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Família
Copyright: open access
Appears in Collections:BA - IGM - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCR Maria Angélica Carneiro da Silva - TCR.pdf270.29 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.