Advisor | Correa, André Micaldas | |
Author | Sales, Ana Kel Durões de | |
Access date | 2019-11-22T16:19:45Z | |
Available date | 2019-11-22T16:19:45Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | SALES, Ana Kel Durões de. Análise do conteúdo de botânica nos livros didáticos do ensino médio. 2019. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37320 | |
Abstract in Portuguese | O Ensino de Botânica é marcado por problemas como o desinteresse e o distanciamento dos alunos, por ter uma abordagem conteudista e desinteressante, além disso, a própria falta de relação, que nós seres humanos, temos com as plantas. Dessa forma, os livros didáticos compõem um auxílio importante nas salas de aula, pois além de auxiliarem na construção do conhecimento, sua abordagem pode ajudar os alunos a entenderem o conteúdo e conectarem ao que observam no seu cotidiano. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi fazer uma análise qualitativa do conteúdo de Botânica nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio. Dessa forma, foram analisados sete livros didáticos, sendo seis livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2015 e um livro aprovado no ano de 2018, tomados como base critérios como: conhecimentos e conceitos, recursos visuais, atividades propostas e recursos adicionais. Como resultado, observamos que mesmo tendo sido aprovados pelo Guia Nacional de Livros Didáticos para o Ensino Médio, os seis livros aprovados pela PNLD/2015 apresentam temas específicos desatualizados ou incompletos e dois livros apresentam erros conceituais ou reducionismo de conteúdo. Apenas o livro LG aprovado pela PNLD/2018 apresenta todos os temas de modo atualizado, porém, não faz abordagem sobre plantas tóxicas e apresenta poucas propostas de atividades práticas. | pt_BR |
Language | por | |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Ensino de botânica | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino médio | pt_BR |
Subject in Portuguese | Análise de conteúdo | pt_BR |
Subject in Portuguese | PNLD | pt_BR |
Title | Análise do conteúdo de botânica nos livros didáticos do ensino médio | pt_BR |
Type | TCC | |
Defense date | 2019 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
DeCS | Ensino | pt_BR |
DeCS | Botânica | pt_BR |
DeCS | Materiais de Ensino | pt_BR |
DeCS | Ensino médio | pt_BR |
DeCS | Análise de conteúdo | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |