Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37385
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
08 Trabalho decente e crescimento econômicoCollections
Metadata
Show full item record
ASPECTOS DA QUALIDADE DE VIDA DE AGENTES SOCIOEDUCADORES DE INSTITUIÇÕES PRIVATIVAS DE LIBERDADE
Estresse Ocupacional
Qualidade de Vida
Saúde do Trabalhador
Delinquência Juvenil
Estresse Ocupacional
Saúde do Trabalhador
Qualidade de Vida
Serviço Social
Tavares, Olga Vieira Lima | Date Issued:
2019
Alternative title
Quality of Life Aspects of Socioeducational Agents of Private Institutions of FreedomAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta dissertação teve como objetivo estudar os “Aspectos da Qualidade de Vida de
Agentes Socioeducadores de Instituições Privativas de Liberdade”. Aborda um tema
considerado relevante e atual face à complexidade do trabalho dos (as) agentes
socioeducadores (as) do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase),
localizado no Estado do Rio de Janeiro, diante da responsabilidade social e política junto
aos (às) adolescentes em conflito com a lei. Objetivo geral da pesquisa: investigar os
aspectos da qualidade de vida dos agentes socioeducativos a partir do WHOQOL-bref e de
seus domínios. Objetivos Específicos: investigar a qualidade de vida dos agentes
socioeducativos segundo os valores das médias individuais revelados pelos itens do
WHOQOL-bref; descrever a qualidade de vida no trabalho dos agentes socioeducadores do
Degase segundo os resultados revelados pelos domínios do WHOQOL-bref; correlacionar
as dimensões qualidade de vida com base nos escores do WHOQOL, segundo a visão dos
agentes socioeducadores. A Metodologia utilizada foi exploratória e descritiva. Os
instrumentos utilizados na pesquisa de campo foram: os questionários World Health
Organization Quality of Life – Bref (WHOQOL-Bref). Os Resultados obtidos pela análise
dos dados mostraram uma variabilidade de concepção sobre a qualidade de vida. As
questões relacionadas ao Meio Ambiente revelaram a preocupação mais recorrente no
grupo de agentes entrevistados, obteve o menor escore. Os valores ficaram em torno de
v=2,2. O domínio “Relações Sociais” foi o que apresentou maior homogeneidade nos
valores e revelou-se como o fator mais relevante na constituição de um bom nível de
qualidade de vida no trabalho. Em relação à Média Geral, que avaliou a respeito da
autopercepção da qualidade de vida e da satisfação com a saúde, os resultados obtidos pela
análise dos dados e pelo estudo de casos dos agentes socioeducadores pesquisados nos
proporcionaram valores variáveis entre = 3,5 e 4,0. Conclusão: Consideramos que o
trabalho socioeducativo está em processo de mudança e que muitos projetos estão sendo
implantados. O próprio significado da Socioeducação precisa de ressignificação na medida
em que a socioeducação é permeada por tensões, violências, desinformações, que na
tendem a bloquear ações emancipadoras e transformadoras. Compreendemos que há
momentos de impasses entre uma ação mais libertadora e uma ação de imposição, entre
vontades que se chocam e se confrontam o tempo todo e são tensionadas por uma
mediação ideológica repressora que ecoa da sociedade como um todo. Desta forma
consideramos que o investimento em formação continuada, direcionada aos agentes
socioeducadores e aos demais, aponta mudanças efetivas, não só no ambiente físico, mas
na promoção de uma cultura da socioeducação que perceba o jovem inserido no sistema
socioeducativo como um ser humano em formação, ao qual foram negados acesso às
principais políticas públicas.
Abstract
This work aimed to study the "Aspects of the Quality of Life of Socio-educative Agents of
Private Institutions of Freedom". The topic is considered relevant and current due to the
complexity of the work of the socio-educational agents of the General Department of
Socio-educational Actions (Degase,), located in Rio de Janeiro, Brazil, as socially and
politically responsibles for adolescents in conflict with the law. General objective of the
research: to investigate aspects of the quality of life of socio-educational agents from the
WHOQOL-bref and its domains. Specific Objectives: to investigate the quality of life of
socio-educational agents according to the values of the individual averages revealed by the
WHOQOL-bref items; to describe the quality of life in the work of the socio-educative
agents of Degase according to the results revealed by the WHOQOL-bref domains;
correlate quality of life dimensions based on the WHOQOL scores, according to the view
of socioeducator agents. The Methodology used was exploratory and descriptive. The
instruments used in field research were: the World Health Organization Quality of Life -
Bref questionnaires (WHOQOL-Bref). The results obtained by the analysis of the data
showed a variability of conception on the quality of life. The issues related to the
Environment revealed the most recurrent concern in the group of agents interviewed,
obtained the lowest score. The values were around v = 2.2. The domain "Social Relations"
was the one that presented greater homogeneity in the values and was revealed as the most
relevant factor in the constitution of a good level of quality of life at work. In relation to
General Average, which evaluated the self-perception of quality of life and health
satisfaction, the results obtained by the data analysis and by the case study of the
socioeducator agents surveyed gave us values ranging from 3.5 to 4 , 0. Conclusion: We
consider that socio-educational work is in the process of change and that many projects are
being implemented. The very meaning of Socioeducation needs redemption insofar as
"socio-education is surrounded by tensions, violence, disinformation, which, in most cases,
tends to block emancipatory and transformative actions." We understand that there are
moments of impasses between a more liberating action and an action of imposition,
between wills that clash and confront each other all the time and are strained by a
repressive ideological mediation that echoes from society as a whole. Continuing
education, aimed at socio-educational agents and others, points to effective changes, not
only in the physical environment, but also in the promotion of a socio-educational culture
that perceives the young person inserted in the socio-educational system as a human being
in training, who were denied access the main public policies.
Keywords in Portuguese
Trabalho SocioeducativoEstresse Ocupacional
Qualidade de Vida
Saúde do Trabalhador
DeCS
Pessoal de EducaçãoDelinquência Juvenil
Estresse Ocupacional
Saúde do Trabalhador
Qualidade de Vida
Serviço Social
Share