Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37567
Type
TCCCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ATENDIMENTO COMPARTILHADO E MULTIPROFISSIONAL DA EQUIPE DE SAÚDE BUCAL NO PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO
Oliveira, Mirla Cristina Rodrigues de | Date Issued:
2017
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Estatal Saúde da Família. Salvador, BA, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA. Brasil.
Abstract in Portuguese
O tratamento odontológico deve fazer parte da rotina de cuidados da assistência pré-natal, sendo a equipe de saúde bucal na Estratégia Saúde da Família (ESF) uma possibilidade de criar espaços de práticas e relações a serem construídas. A proposta de trabalho em equipe multiprofissional na ESF foi instituída nessa mudança e é o elemento-chave para a busca permanente de comunicação, troca de experiências e conhecimentos. O presente estudo se propõe relatar a experiência de uma profissional da equipe de saúde bucal no atendimento compartilhado e multiprofissional na promoção de saúde, no período gestacional e puerpério, em uma Unidade de Saúde da Família (USF) no município de Camaçari-Ba. Trata-se de um relato de experiência, a partir da implantação e desenvolvimento do atendimento compartilhado e multiprofissional para gestantes e puérperas que residiam na área de abrangência da USF. A odontologia sempre esteve muito voltada para o atendimento clinico em consultório e fazer parte de uma equipe multiprofissional, compartilhando saberes e fazeres é uma experiência muito importante. O uso de ferramentas como a agenda compartilhada proporcionou o planejamento e organização das atividades voltadas para prevenção e promoção da saúde das gestantes e do bebê. Portanto, esse formato de atendimento compartilhado e multiprofissional caracteriza-se como uma prática de cuidado qualificado viável e que, por isso, deve ser estimulada e continuada. Através deste relato, a prática foi incorporada à rotina do serviço pelos novos residentes, dando assim, continuidade ao processo de qualificação do processo de trabalho.
Share