Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37606
METAMORFOSES DO CORPO: UMA PEDAGOGIA FREUDIANA
Borges, Sherrine Njaine | Date Issued:
1996
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Busca contribuir para ampliar as fronteiras da educação no campo da saúde e o terreno discursivo no qual podem ser pensadas e desdobradas as questões referentes ao processo saúde-doença, entendido em sua dimensão singular de cada sujeito e da verdade de sua história. A contribuição primordial do texto é colocar em xeque as dicotomias 'clínica x saúde coletiva' e 'indivíduo x sociedade' na construção da compreensão do fenômeno saúde-doença. Considerando que a posição da psicanálise não poderia ficar de fora de um diálogo com as outras áreas do saber contemporâneo, a autora examina que apoio as contribuições originais e inovadoras de uma pedagogia freudiana podem oferecer à revitalização de um diálogo com uma prática de educação dos homens no campo da saúde.
Share