Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37654
Type
BookCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
HISTÓRIA SOCIAL DA TUBERCULOSE E DO TUBERCULOSO: 1900-1950
Claudio Bertolli Filho é editor assistente da revista Interface: comunicação, saúde, educação, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em Bauru, São Paulo.
Os originais do livro foram recebidos pela Editora Fiocruz e aprovados em conselho editorial para publicação.
Bertolli Filho, Claudio | Date Issued:
2001
Author
Affilliation
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru. Departamento de Ciências Humanas.Bauru, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
A intenção do autor é estudar o doente, investigando seus sentimentos e seu papel no contexto da tuberculose. Para tanto, ele desvenda a doença, os especialistas, as instituições e as relações sociais relacionadas à peste branca no Brasil nos primeiros cinqüenta anos do século passado. Interessante para os profissionais de saúde, historiadores e todos os interessados pelo enfoque humano na história da tuberculose, este livro discute a construção do ideário sobre a doença no Brasil, analisando comportamentos individuais e coletivos. A utilização de fontes documentais diversas, como obras literárias e os prontuários médicos, é importante, na medida em que constituem peças fundamentais na composição da história social da doença e do doente e de todos os envolvidos na tragédia regida pela tuberculose.
Publisher
Editora Fiocruz
Citation
BERTOLLI FILHO, Claudio. História social da tuberculose e do tuberculoso: 1900-1950. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2001. (Coleção Antropologia & Saúde). E-book.DOI
10.7476/9788575412886ISBN
85-7541-006-7Notes
eISBN: 978-85-7541-288-6Claudio Bertolli Filho é editor assistente da revista Interface: comunicação, saúde, educação, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em Bauru, São Paulo.
Os originais do livro foram recebidos pela Editora Fiocruz e aprovados em conselho editorial para publicação.
Share