Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37659
O RIO EM MOVIMENTO: QUADROS MÉDICOS E(M) HISTÓRIA 1890 - 1920
Myriam Bahia Lopes é professora, pesquisadora e orientadora, lotada no Depto. de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e do Urbanismo, do doutorado e mestrado e da graduação do Design na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais.
Os originais do livro foram recebidos pela Editora Fiocruz e aprovados em conselho editorial para publicação.
Lopes, Myriam Bahia | Date Issued:
2001
Author
Affilliation
Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Arquitetura. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
Fruto de ampla pesquisa historiográfica, o livro oferece uma (re)leitura sobre a Revolta da Vacina em um Rio de Janeiro ainda com características próprias dos primórdios republicanos. A autora trabalha com os diversos elementos que se aglutinaram para compor esse quadro da nossa história. A forma inovadora da escrita - narrativas entrecruzadas -, ilustrada pelas representações plásticas da época, confirma a recusa a dar respostas acabadas a indagações, desvendando facetas inesperadas que fortificam qualquer explicação conclusiva a que se queira chegar. Resulta desse conjunto uma vívida descrição do que foi o movimento dos revoltosos pelas ruas do Rio naqueles dias. Livro que, além de abrir novas perspectivas para os estudos sobre as questões urbanas, tem o mérito de atualizar o diálogo sobre o assunto.
Keywords in Portuguese
História da medicinaPublisher
Editora FIOCRUZ
Citation
LOPES, Myriam Bahia. O Rio em Movimento: quadros médicos e(m) história 1890 - 1920. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2001. E-book.DOI
10.7476/9788575412756ISBN
85-85676-60-4Notes
eISBN: 978-85-7541-275-6Myriam Bahia Lopes é professora, pesquisadora e orientadora, lotada no Depto. de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e do Urbanismo, do doutorado e mestrado e da graduação do Design na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais.
Os originais do livro foram recebidos pela Editora Fiocruz e aprovados em conselho editorial para publicação.
Share