Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38024
APOIO E FORMAÇÃO: NARRATIVAS REFLEXIVAS SOBRE A DUPLA FUNÇÃO DE APOIADOR INSTITUCIONAL E FACILITADOR DE APRENDIZAGEM
Dupla função
Apoiadoras locais
Facilitadoras de aprendizagem
Curso GES-SUS
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Apoio local do MS de 2011 a 2016 e, facilitador de aprendizagem do curso GES-SUS, de 2013 a 2014. A dupla função exercida pelas autoras e seus efeitos: apoiadoras locais do Programa SOS Emergências e facilitadoras de aprendizagem do Curso GES-SUS. Realizar reflexões sobre os efeitos da dupla função - apoio institucional e facilitador de aprendizagem - em dois hospitais do SUS, a partir da perspectiva Paideia. E também traçar paralelo entre dinâmica dos grupos de cada hospital, identificando o quanto as unidades se beneficiaram desta inserção. Os instrumentos de pesquisa foram os respectivos diários de campo usados para registro das autoras, no Curso GES-SUS. Estes registros foram analisados sob a perspectiva dos seguintes conceitos: apoio Paideia, clínica ampliada e formação profissional (Campos, 2000; 2013), imaginário, vínculo grupal e projeto em comum (Enriquez, 1994), formações intermediárias e o papel da liderança (Kaës, 2001; 2011) e cooperação (Dejours, 2004). E para identificar os hospitais, usaram-se os codinomes Hα e Hβ. O Programa SOS Emergências mobilizou dois espaços: o Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar-NAQH (colegiado) e o GES-SUS para a formação em gestão. Os temas abordados no curso deveriam ser tratados no NAQH visando sua devida implantação. O NAQH-Hα pouco discutiu os temas do GES, colocando em questão a potência do Programa e do curso. O NAQH-Hβ conseguiu aproveitar e implantar os resultados do GES, propiciando maior protagonismo dos profissionais para outras ações, mesmo após o término deste. Baseou-se no “Apoio Paideia” (Campos, 2002) para estabelecer elo entre o apoio local e o facilitador de aprendizagem. Observou-se que parte do Hα viu a oferta do MS como possibilidade de fechar a Emergência e outra parte, como reconhecimento pelo trabalho. Já o Hβ a recebeu pela perspectiva da oportunidade de melhoria da assistência do hospital. Assim, o Hβ se tornou mais receptivo do que o Hα, às propostas discutidas e acordadas nos respectivos NAQHs para a execução dos produtos do GES. A referida dupla função se deu conforme o ideário do Apoio Paideia (Campos, 2013), no circuito NAQH e GES. Estes, por sua vez, exerceram uma “função intermediária”, acolhendo expectativas e “imprevistos”, conforme Kaes (2012). Embora nem todos os resultados estejam dentro do esperado (prescrito) pelo MS (Dejours, 2012), cada grupo avançou em função de suas próprias dinâmicas e do grau de autonomia das respectivas apoiadoras-facilitadoras.
Keywords in Portuguese
Programa SOS EmergênciaDupla função
Apoiadoras locais
Facilitadoras de aprendizagem
Curso GES-SUS
Share