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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38070
FORTALECIMENTO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA FORMAÇÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
Integração ensino-serviço
Núcleo de Apoio à Saúde da Família
Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família
Educação permanente em saúde
Sistema Único de Saúde
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Pará. Belém, PA, Brasil.
Universidade Federal do Pará. Belém, PA, Brasil.
Abstract in Portuguese
A experiência de integração ensino-serviço ocorreu nos meses de junho de 2016 e outubro de 2017. Disciplina Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade do Estado do Pará. Relatar como a educação permanente em saúde pode ser fortalecida no cotidiano de atuação dos profissionais de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde a partir da integração ensino-serviço. Relato de experiência em encontros teóricos e práticos no município de benevides, região metropolitana de Belém, USF Canutama. Participaram 2 docentes e 18 residentes (enfermeiros, fisioterapeutas, cirurgiões-dentistas e terapeutas ocupacionais) e profissionais da USF e NASF (enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista, psicólogo, assistente social e gestora da USF). A formação ocorreu por meio de metodologias ativas e ferramentas tecnológicas do NASF a partir da educação permanente em saúde. A proposta da disciplina contemplou o que é preconizado pela política de educação permanente sobre o aprendizado baseado na troca e reflexão das experiências. Resultando na construção coletiva do projeto terapêutico singular (PTS), onde os residentes praticaram o desenvolvimento deste, compartilhando o saber com os profissionais das ESF e NASF e usuários envolvidos na proposta do serviço de saúde. A integração ensino-serviço viabilizada por meio da disciplina trouxe representação da formação e saúde, evidenciado pelos participantes envolvidos os benefícios a partir da formação de profissionais para o SUS, não somente ocupando os espaços e sim que estes integrem a equipe e façam o acolhimento das reais necessidades da população assistida construindo assim o cuidado e processos de trabalho de mais eficazes, vencendo os desafios do desenvolvimento da atenção primária em saúde. A experiência relatada contribuiu para o processo de fortalecimento da educação permanente em saúde, uma vez que utilizou o trabalho como foco do processo de ensino-aprendizagem que se estendeu aos profissionais dos locais de prática, a partir da viabilização da integração e construção conjunta do ensino e serviço em prol da comunidade, com envolvimento e planejamento dos atores na tríade ensino, serviço e na formação do profissional residente.
Keywords in Portuguese
Relato de experiênciaIntegração ensino-serviço
Núcleo de Apoio à Saúde da Família
Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família
Educação permanente em saúde
Sistema Único de Saúde
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