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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38152
Type
Papers presented at eventsCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
01 Erradicação da pobreza03 Saúde e Bem-Estar
10 Redução das desigualdades
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UTILIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA E-SUS ATENÇÃO BÁSICA PELO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Municipal de Saúde. Teresina, PI, Brasil.
Universidade Estadual do Piauí. Teresina, PI, Brasil.
Fundação Municipal de Saúde. Teresina, PI, Brasil.
Fundação Municipal de Saúde. Teresina, PI, Brasil.
Fundação Municipal de Saúde. Teresina, PI, Brasil.
Fundação Municipal de Saúde. Teresina, PI, Brasil.
Fundação Municipal de Saúde. Teresina, PI, Brasil.
Universidade Estadual do Piauí. Teresina, PI, Brasil.
Fundação Municipal de Saúde. Teresina, PI, Brasil.
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Fundação Municipal de Saúde. Teresina, PI, Brasil.
Fundação Municipal de Saúde. Teresina, PI, Brasil.
Fundação Municipal de Saúde. Teresina, PI, Brasil.
Abstract in Portuguese
De janeiro de 2016 até o momento. Utilização da estratégia e-SUS Atenção básica pelos agentes comunitários de saúde do município de Teresina/Piauí. Relatar a experiência em treinar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para utilização da estratégia e-SUS Atenção básica (e-SUS AB); Expor a evolução das informações produzidas pelos ACS na estratégia e-SUS AB. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado sob o contexto da gestão dos serviços de atenção básica à saúde. Os treinamentos junto aos ACS têm sido realizados por meio de visitas às unidades básicas de saúde, neles são discutidos aspectos relativos ao preenchimento das fichas do componente Coleta de Dados Simplificada, inserção destas no sistema, além da utilização dos campos do Prontuário Eletrônico do Cidadão a fim de qualificar o processo de trabalho vigente. Até o mês de janeiro de 2018, 1.415 ACS foram capacitados para utilização completa do atual sistema de informação da AB. Nesse período, observou-se, um aumento quantitativo de 116,3% dos cadastros individuais; 118,9% dos cadastros domiciliares; e de 20,1% das visitas domiciliares e territoriais realizadas. Também houve melhoria na qualidade e validade da informação, com destaque para conscientização da necessidade de utilizar o número do cartão nacional de saúde do usuário em todas as fichas. Diante da recomendação ministerial de que os profissionais da AB sejam responsáveis pela digitação da informação produzidas por eles mesmos, é desafiador capacitar profissionais que até então não desempenhavam esta atividade, assim como fornecer infraestrutura de informática necessária para que tal ação ocorra. Entretanto, considerando que o sistema possui interface clara e objetiva, percebe-se a automação dos processos e o incremento obtidos na gestão da informação por parte dos ACS. A estratégia e-SUS AB tem auxiliado na instrumentalização e fortalecimento do processo de trabalho dos ACS, apoiando para a realização e atualização dos cadastros da população do território em tempo hábil, conjugados com o prontuário do cidadão, assim como registro das demais atividades realizadas.Expor a evolução das informações produzidas pelos ACS na estratégia e-SUS AB. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado sob o contexto da gestão dos serviços de atenção básica à saúde. Os treinamentos junto aos ACS têm sido realizados por meio de visitas às unidades básicas de saúde, neles são discutidos aspectos relativos ao preenchimento das fichas do componente Coleta de Dados Simplificada, inserção destas no sistema, além da utilização dos campos do Prontuário Eletrônico do Cidadão a fim de qualificar o processo de trabalho vigente. Até o mês de janeiro de 2018, 1.415 ACS foram capacitados para utilização completa do atual sistema de informação da AB. Nesse período, observou-se, um aumento quantitativo de 116,3% dos cadastros individuais; 118,9% dos cadastros domiciliares; e de 20,1% das visitas domiciliares e territoriais realizadas. Também houve melhoria na qualidade e validade da informação, com destaque para conscientização da necessidade de utilizar o número do cartão nacional de saúde do usuário em todas as fichas. Diante da recomendação ministerial de que os profissionais da AB sejam responsáveis pela digitação da informação produzidas por eles mesmos, é desafiador capacitar profissionais que até então não desempenhavam esta atividade, assim como fornecer infraestrutura de informática necessária para que tal ação ocorra. Entretanto, considerando que o sistema possui interface clara e objetiva, percebe-se a automação dos processos e o incremento obtidos na gestão da informação por parte dos ACS. A estratégia e-SUS AB tem auxiliado na instrumentalização e fortalecimento do processo de trabalho dos ACS, apoiando para a realização e atualização dos cadastros da população do território em tempo hábil, conjugados com o prontuário do cidadão, assim como registro das demais atividades realizadas.
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