Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38195
Type
Papers presented at eventsCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
PERSPECTIVA DO FISIOTERAPEUTA FRENTE AOS PROBLEMAS ÉTICOS E/OU BIOÉTICOS VIVENCIADOS EM SUA ATUAÇÃO NO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF)
Atenção primária à saúde
Núcleos de Apoio à Saúde da Família
Equipe multiprofissional
Problemas éticos
Problemas bioéticos
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal de Viçosa. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal de Viçosa. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
A fisioterapia tem sua inserção na Atenção Primária à Saúde (APS) através dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), onde encontra a proposta de compor uma equipe multiprofissional e atuar dentro da lógica da APS. A partir daí surgem novas questões éticas e/ou bioéticas para esta profissão que historicamente esteve vinculada a atenção secundária e terciária. Descrever e refletir criticamente sobre os problemas éticos e/ou bioéticos na atuação do fisioterapeuta na equipe do NASF e investigar o conhecimento destes profissionais no que se refere à ética e à bioética. Foi aplicado um questionário com perguntas fechadas e abertas aos fisioterapeutas atuantes no NASF no município do Rio de Janeiro. A análise de conteúdo foi realizada de acordo com o proposto por Bardin. O presente trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (CAAE: 30819414.9.0000.5279) e pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Viçosa (CAAE: 29352314.6.0000.5153). A partir da análise dos questionários respondidos foram identificados problemas éticos e/ou bioéticos na relação usuário- profissional/equipe e na relação entre os profissionais e/ou equipe. Os apontamentos feitos pelos profissionais estavam em sua maioria ligados a aspectos da relação entre equipes do NASF e Estratégia Saúde da Família (ESF) e dentro das equipes do NASF, percebendo assim a urgência de uma consolidação do papel do NASF, bem como de suas atribuições de modo a atuar de forma conjunta à ESF. Também foi percebida a ainda presente dificuldade dos fisioterapeutas em relação aos conceitos de ética e bioética, devido a incipiente abordagem do tema no processo de formação. Os resultados encontrados mostraram a necessidade de atenção com a construção das competências éticas e bioéticas no currículo da fisioterapia, bem como a importância de uma capacitação continuada destes profissionais ao atuarem no NASF. Além disso, sugere-se que mais investigações sejam feitas no sentido de avaliar problemas éticos e bioéticos envolvendo a participação do fisioterapeuta no NASF e propondo estratégias para lidar com os mesmos.
Keywords in Portuguese
FisioterapiaAtenção primária à saúde
Núcleos de Apoio à Saúde da Família
Equipe multiprofissional
Problemas éticos
Problemas bioéticos
Share