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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38235
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Papers presented at eventsCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
08 Trabalho decente e crescimento econômico
10 Redução das desigualdades
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EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO DISPOSITIVO PARA A AMPLIAÇÃO DO ACESSO À SAÚDE E INCLUSÃO NO TERRITÓRIO
Acesso à Saúde: informação, comunicação e equidade
Educação permanente
Trabalhadores da área da saúde
Sistema Único de Saúde
Author
Affilliation
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Início: Outubro de 2017- em andamento. O curso EAD Acesso à Saúde informação, comunicação e equidade como dispositivo para a educação permanente de trabalhadores do SUS no campo da inclusão. Oferecer qualificação aos profissionais de saúde inseridos em diferentes níveis da rede de atenção à pessoa com deficiência (RAS/SUS) para identificação de dispositivos e mobilização de estratégias de informação, comunicação e cuidado com vistas a potencializar o acesso à saúde integral e a equidade. A modalidade de ensino à distância foi o caminho encontrado para viabilizar a formação dos profissionais de saúde do SUS no Estado do Rio de Janeiro. Sob a perspectiva da interdisciplinaridade a metodologia de ensino buscou incorporar os princípios da aprendizagem significativa, tendo como foco a reflexão/ação de saberes e práticas construídas no campo de atenção à saúde da pessoa com deficiência, à luz das diretrizes da política de atenção à PCD–autonomia, cidadania, alteridade, EPS e inclusão. O conjunto de atividades desenvolvidas até o presente momento tem mostrado um grande potencial de promover a sensibilização e a reflexão do trabalhador do SUS acerca do tema, trazendo como ponto de partida os princípios da alteridade e do cuidado em saúde à pessoa com deficiência (PCD). O curso já se configura como um espaço de interlocução no qual os saberes compartilhados promovem o debate inicial de temas relevantes na área e resultem na resignificação do cuidado produzido nos territórios. Nos caminhos da pesquisa na Educação Permanente, nos confrontamos com um fazer cotidiano no qual a dimensão do inusitado e da imprevisibilidade do trabalho são partes integrantes do campo em que se encontram trabalhadores e usuários. Tal campo convoca os sujeitos nele envolvidos, a se depararem diariamente com situações que não se encontram em manuais ou protocolos. E por essa razão, precisam produzir em ato estratégias de intervenção que tragam resolubilidade às situações enfrentadas no território. O curso se apresenta como uma iniciativa para fomentar espaços de formação, no campo da inclusão, para profissionais de saúde e áreas afins atuantes. O mesmo está alinhado às metas do plano “Viver sem Limite” e busca contribuir para potencializar as estratégias de acesso e inclusão na saúde das pessoas com deficiência. Os resultados iniciais destacam a resignificação do olhar do profissional de saúde, e sobretudo da atenção em saúde às PCD.
Keywords in Portuguese
EaDAcesso à Saúde: informação, comunicação e equidade
Educação permanente
Trabalhadores da área da saúde
Sistema Único de Saúde
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