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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38304
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Papers presented at eventsCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes
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"TRIPLO X-A": UM JOGO DE TABULEIRO NO ENFRENTAMENTO DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA
Tríplice epidemia
Dengue
Zika
Chikungunya
Aedes Aegypti
Acesso à informação
Lúdico
Aprendizagem
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil.
Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, SC, Brasil.
Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, SC, Brasil.
Abstract in Portuguese
Idealização e concepção: 01/2017. Revisão de conteúdo científico e impressão da 1ª versão: 02/2017. Criação de um jogo de tabuleiro sobre a Tríplice Epidemia: dengue, zika e chikungunya e o mosquito Aedes Aegypti. Disseminar conhecimentos atuais e instigar questionamentos a crianças e adolescentes sobre o mosquito Aedes Aegypti e a dengue, a zika e a chikungunya, estimulando-os em seu papel de cidadãos capazes de atuar na modificação de seu ambiente e comunidade. O jogo contém 70 cartas que discorrem sobre o mosquito Aedes aegypti e doenças causadas por ele. Jogam de 2 a 4 pessoas; dura aproximadamente 20 minutos. Os jogadores percorrem o tabuleiro deparando-se com informações, sob forma de constatações, equívocos, falácias, mitos e desafios, aliadas a comandos a cumprir durante o jogo. Eles são instigados a pensar, rever seus conhecimentos prévios, cantar, recitar, desenhar, aprofundando-se, assim, no tema proposto. Vence o primeiro que chegar ao final. Este jogo foi testado com crianças a partir de 07 anos, adolescentes e jovens, de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental I e II, Médio e Universidade. A participação foi voluntária,com grande interesse no desenvolvimento, empenho nos desafios, diversão, e frequente desejo expresso de repetir a partida. Relatam finalizar o jogo com conhecimento mais amplo sobre a tríplice epidemia e o vetor que a causa, e sobre a importância de suas atitudes e possibilidades de atuação em seu entorno. Desde sua versão inicial, o jogo foi revisto considerando as experiências das sucessivas aplicações. A duração da partida não apresentou problemas na utilização do tabuleiro tradicional, para até 04 jogadores; porém, na versão de tabuleiro humano, com peões vivos, e grande número de jogadores divididos em equipes, o tempo se mostrou muito longo. Foi reduzido o número de casas do percurso e cartas, cuja interpretação gerava alguma dúvida, foram reformuladas para melhor compreensão. Este recurso educativo em linguagem infantil e infanto-juvenil se soma a cartilhas, panfletos e outras ações do Ministério de Saúde para sensibilizar a sociedade sobre doenças e estimular a participação no seu combate. Criado como tabuleiro tradicional e humano para atingir mais pessoas, tem potencial para desenvolvimento online para impressão, e utilização em casa,escolas, equipes de saúde em visitas domiciliares, reuniões, eventos e campanhas.
Keywords in Portuguese
Jogo de tabuleiroTríplice epidemia
Dengue
Zika
Chikungunya
Aedes Aegypti
Acesso à informação
Lúdico
Aprendizagem
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