Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38522
O JÚRI SIMULADO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS DA SAÚDE (OSS): UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM GERÊNCIA EM SAÚDE (EPSJV / FIOCRUZ)
Nível médio
Gerência em saúde
Júri simulado
Argumentação
Senso crítico
Organizações Sociais de Saúde
OSS
Contrarreforma sanitária
Coutinho, Marcello de Moura | Date Issued:
2018
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
De 2011 a 2017, no âmbito do Curso Técnico de Nível Médio em Gerência em Saúde (EPSJV-Fiocruz). Júri Simulado das OSS para problematizar o processo de contrarreforma sanitária brasileira e desenvolver capacidade de argumentação e senso crítico. Propiciar aos educandos do 3º Ano, uma experiência pedagógica que possa contribuir em sua formação politécnica de nível médio em gerência em saúde, a partir da identificação e análise dos determinantes e condicionantes do modelo gerencial das OSS, bem como sua estrutura e mecanismos gerenciais. Com base na reflexão crítica acerca da Reforma Sanitária brasileira e Contrarreforma Sanitária (BRAVO, 2008), da Reforma do Estado (maior ênfase no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado) e controle social é organizado um júri simulado das OSS, enquanto culminância do componente curricular – “Tecnologias de Gestão em Saúde”. Enfatiza-se que a terceirização / privatização dos serviços de saúde tem significado uma progressiva ruptura nos princípios integralidade e universalidade do SUS. Além do estímulo à defesa intransigente do SUS público-estatal, os educandos compreendem que participação é conquista (DEMO, 1998). Percebe-se maior comprometimento com o resgate das bandeiras de luta da Reforma Sanitária que conformaram o arcabouço jurídico-político do SUS. Com base na perspectiva teórica de Gaulejac (2007) é feito um contraponto à formação gerencialista, muito presente no campo da saúde, contribuindo-se para uma perspectiva vinculada à politecnia e saúde coletiva. Há desafios relativos à pequena carga horária do componente curricular, os quais impactam na preparação e realização do júri simulado. E mesmo envolvendo conteúdos de componentes curriculares da Habilitação Técnica e Formação Geral, tais como Gestão do Cuidado em Saúde, Eixo Política, Gestão de Materiais e Licitação em Saúde, Sociologia, Filosofia e História, ainda não foi possível fazer uma avaliação integrada / interdisciplinar. Esta avaliação possibilitaria maior compreensão da experiência. A experiência pedagógica sistematiza conhecimentos trabalhados como culminância de seu processo de ensino-aprendizagem na Saúde Coletiva. Os educandos a compreendem como avaliação processual mais satisfatória, conseguindo consolidar conhecimentos de toda sua formação, tendo reflexos significativos no estágio curricular. Recomenda-se a replicação desta experiência, sendo respeitadas as especificidades de cada realidade formativa.
Keywords in Portuguese
Curso técnicoNível médio
Gerência em saúde
Júri simulado
Argumentação
Senso crítico
Organizações Sociais de Saúde
OSS
Contrarreforma sanitária
Share